Tours virtuais exploram as Sete Maravilhas do Mundo Moderno
Conhecer as Sete Maravilhas do Mundo Moderno faz parte da lista de objetivos de muitos viajantes. Mas, nesta época de pandemia, como é possível realizar este sonho?
Enquanto as viagens globais não são retomadas, o Coliseu de Roma, a Grande Muralha da China, o Cristo Redentor, os sítios arqueológicos de Petra e de Chichén Itzá, Machu Picchu e o Taj Mahal podem ser explorados em tours virtuais na internet.
São passeios que mostram estes monumentos em detalhes e, às vezes, em imagens de 360º - e que podem aplacar (pelo menos um pouco) a vontade de fazer turismo durante a quarentena.
Grande Muralha da China
Uma das mais impressionantes estruturas já construídas pelo homem, ela pode ser "visitada" no site AirPano (https://www.airpano.com/360photo/China-Great-Wall/), que exibe imagens aéreas fantásticas da muralha. No endereço, há imagens de quase 20 trechos da obra, como a seção de Badaling, uma das mais acessadas por turistas.
Já no site The China Guide, o tour virtual que faz com que o internauta sinta que está caminhando pela muralha (https://www.thechinaguide.com/destination/great-wall-of-china). As imagens não têm a mesma qualidade daquelas oferecidas pelo AirPano, mas propiciam visão de 360º de partes do monumento.
Coliseu de Roma (Itália)
Está com tempo sobrando nesta quarentena? Então embarque neste tour virtual por um dos ícones da capital italiana, que tem nada menos do que uma hora de duração.
O passeio mostra, praticamente passo a passo, como é a visita ao mais famoso monumento da capital italiana: no trajeto (que começa na estação do metrô que dá acesso ao cartão-postal), é possível admirar as partes internas e externas do monumento.
Com informações em inglês sobre a história e a estrutura do anfiteatro, o vídeo passa pela área das antigas arquibancadas e corredores cobertos da construção, colocando o internauta dentro de um dos mais famosos destinos turísticos do mundo.
Quer admirar mais rapidamente a arquitetura do Coliseu? Neste site (https://www.touristtube.com/Things-to-do-in-Rome/Colosseum-360), dá para observar detalhes da linda parte externa de sua estrutura com imagens de 360º.
Chichén Itzá (México)
O sitio arqueológico fica a aproximadamente 200 quilômetros de Cancún e é um destino turístico imperdível no México.
Porém, enquanto viagens para o país dos mariachis não são possíveis, faça este tour virtual disponível no YouTube, que mostra muitas das estruturas maias que existem no local, como o incrível Templo de Kukulkán, com cerca de 30 metros de altura.
Já para ver o Templo de Kukulkán e outras edificações de Chichén Itzá do alto, acesse este link do AirPano (https://www.airpano.com/360photo/Chichen-Itza-Mexico) , que faz o internauta sentir que está voando sobre o sítio arqueológico.
Machu Picchu (Peru)
Graças aos tours virtuais, é possível explorar um dos destinos turísticos mais populares da América do Sul e caminhar entre suas ruínas cercadas por vales.
Enquanto jornadas para o Peru não são viáveis, o internauta pode ter um gostinho do sítio arqueológico inca neste site (https://www.youvisit.com/tour/machupicchu), que traz lindas imagens em 360º de sua antiga estrutura e da região montanhosa fantástica que a rodeia. Um áudio em inglês fala sobre a história e as construções do lugar.
Já este site (http://machupicchu360vr.com/#/) oferece vídeos em 360º, permitindo que, além de admirar as edificações históricas do sítio arqueológico, o internauta ouça os sons da natureza desta região do Peru.
Petra (Jordânia)
O sítio arqueológico é um destino obrigatório no Oriente Médio.
E que tal passear entre as fantásticas construções de arenito deste destino turístico (construídas pelos nabateus entre cânions e paisagens desérticas) com este tour virtual incrível do Google? (https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/petra/)
Com informações em português, o passeio coloca o internauta de frente para monumentos como Al-Khaznah, com sua fachada esculpida em um paredão rochoso e que é um dos cartões-postais mais famosos do local.
O tour permite que o usuário se "locomova" por grande parte do sítio arqueológico, trazendo diversas explicações sobre a utilidade das edificações.
Cristo Redentor (Brasil)
Um dos pontos turísticos mais queridos do Rio de Janeiro e do país, ele pode ser admirado do alto (e de diversos ângulos) neste link do site AirPano (https://www.airpano.com/360photo/Christ-the-Redeemer/).
Nas imagens em 360º, o monumento carioca compõe paisagem com o resto da cidade do Rio de Janeiro, em um cenário de encher os olhos.
Este site (https://www.youvisit.com/tour/brazil), por sua vez, possibilita que o internauta observe o Cristo do mesmo ângulo visto pelos visitantes do local na vida real, colocando-o aos pés da estátua (e também oferece vista de 360º para a paisagem urbana carioca).
Taj Mahal (Índia)
O Google também oferece um tour virtual pela área que cerca a edificação, na cidade indiana de Agra (https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/taj-mahal/).
No passeio, o internauta pode observar, de diversos ângulos, o que muitas pessoas consideram o edifício mais lindo do mundo.
O Taj Mahal foi construído no século 17 para abrigar o mausoléu da esposa do imperador Shah Jahan e, com sua estrutura de mármore e arquitetura que parece inspirada em um conto de fadas, arrebata turistas que visitam a Índia.
O Google tem ainda outro endereço onde é possível admirar, do alto, o Taj Mahal e as outras seis Maravilhas do Mundo Moderno (https://poly.google.com/view/8v-I0wldO1r).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.