TikTok dita a moda para a nova geração com foco no "imperfeito"
O TikTok hoje é uma das plataformas de maior popularidade entre as redes sociais. Com o uso de vídeos, músicas e "cenas", é de lá que muitos conteúdos que vemos no Instagram, Twitter e Facebook vêm. Ou seja: é o novo meio — e possivelmente o mais popular atualmente — para criar influências e ditar moda.
A Geração Z, que domina o TikTok, agora é o alvo das grandes marcas da indústria fashion. Para isso, as empresas precisam fazer a transição do que interessa aos millennials para esse novo público. Ainda além, precisa-se ter conhecimento sobre o que eles gostam e vestem para criações que possam complementar e somar aos seus estilos.
Uma das primeiras marcas a entrar nesse mercado foi a Calvin Klein. Na rede social, a marca aposta no slogan "Remover o filtro. Essa é minha Calvin Klein", que impulsiona a identidade do "imperfeito" e da "quebra dos padrões", buscados por essa geração.
Para isso, eles fazem a produção de conteúdo praticamente diária por lá e usam jovens da mesma faixa etária que os usuários — ou que ainda os influenciam, como Kendall Jenner — para comunicar as novas propostas da marca. Tudo isso com cenas dos bastidores, festas, entre diversas opções.
A Balmain e a Ralph Lauren também recorreram ao TikTok. A primeira delas, inclusive, lançou a coleção em parceria com a Puma na plataforma, mas não deu continuidade. O mercado, então, fica aberto. Afinal, moda é arte, mas também é negócio.
Moda no TikTok brasileiro
No Brasil, uma das maiores influenciadoras fashion do TikTok é Laura Brito. No aplicativo, ela tem 1,3 milhão de seguidores, enquanto no Instagram, já se aproxima dos 5 milhões.
Em conversa com Nossa, a influencer confirma a teoria de que a rede social vai ser uma das responsáveis por ditar moda para a Geração Z.
"Eu acredito que isso até já aconteça", opina. "Muito dos conteúdos que aparecem em outras redes sociais vêm do TikTok e é adaptado. Por ser um aplicativo novo, tem muita gente dando o máximo. São muitos conteúdos criativos para se inspirar".
Laura vê a moda, principalmente no TikTok, como uma forma de construir a personalidade e se comunicar com os demais usuários.
"Eu acho que em tudo o que você coloca personalidade, é possível construir identidade", conta ela sobre a sua experiência por lá com os conteúdos fashion. "Como cada um coloco a roupa de uma forma diferente com combinações, a moda nos ajuda a criar a nossa própria identidade".
É impossível descobrir o que será a moda nos próximos anos, principalmente após todo o impacto causado no cenário pelo coronavírus.
O fato é que uma nova geração, que tem Billie Eilish como uma de suas referências de estilo, vai começar a ganhar cada vez mais força, principalmente na internet, e trazer novas influências.
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