Ana Maria Braga ensina a fazer "canjiquinha diferente"; aprenda a fazer
Canjiquinha diferente foi a receita feita hoje pela Ana Maria Braga no programa "Encontro com a Fátima Bernardes". Quem gosta de doces típicos de festa junina vai amar a receita. Aprenda a fazer.
A Ana explicou que essa receita é diferente pois usa "canjiquinha amarela pequena, quebradiça como milho triturado" que, geralmente, é usada em pratos salgados e não os outros "grãos grandes de milho branco" colocado em outros pratos.
"Dançar quadrilha só dentro de casa né?", disse a chefe lembrando o isolamento social, medida de combate ao novo coronavírus. Ela também comentou que dá para matar a saudade das festas juninas com "uma comidinha típica e dançar quadrilha com a família". Veja o passo a passo da receita:
Ingredientes
- 1/2 pacote de canjiquinha amarela ou quirera (250 g)
- 6 xícaras (chá) de água (1,4 litro)
- 2 xícaras (chá) rasas de açúcar
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite de coco
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite (600 ml)
- 1 xícara (chá) de coco fresco ralado
- 1 pitada de sal
- Cravos-da-índia e canela em pau a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque a canjiquinha, o açúcar, o sal, a água e cravos e canela a gosto. Tampe e cozinhe por 5 minutos. Você conta este tempo a partir da fervura — quando começa a apitar.
Para abrir a panela, tire da pressão. Em seguida coloque os outros ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco (cerca de 30 minutos).
Coloque em um pote, taças ou tigela única e sirva quente, morna ou fria. Caso goste, adicione canela na decoração do prato.
Repercussão
Nas redes sociais, alguns internautas comentaram a receita e a saudade das festas juninas. Outros não perderam tempo e já separaram os ingredientes para fazer o doce.
A Joelma adaptou a receita e adicionou amendoim ao doce.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.