Cozido ou assado: é assim que a maioria das pessoas costuma degustar o pinhão. A forma limitada de consumir o alimento, no entanto, esconde as muitas possibilidades no preparo de pratos deliciosos, doces e salgados.
Importante elemento da culinária do Sul e, também, da região de Campos de Jordão, canto paulista na Serra da Mantiqueira, o pinhão é a semente da pinha, o fruto da araucária. É bastante associado ao clima frio, já que sua produção se concentra no outono e no inverno.
"Ele é superversátil e pode ser muito explorado. Serve desde base para massas, em pratos principais, como paçoca, para acompanhar uma carne, nas saladas ou caldos na finalização, entre outros", cita o chef Rodrigo Bellora, do Wood Restaurante, de Gramado (RS).
Para Bellora, o pinhão é subutilizado ao ser preparado apenas cozido na água ou "sapecado na grimpa", tradição nos campos gaúchos. "Ele é um ingrediente rico que tem muito potencial de desdobramento em receitas gastronômicas", afirma.
Mil e uma utilidades - e bom para saúde
Muito da sua versatilidade está atrelada à concentração de gordura equilibrada e à quantidade adequada de amido.
"O segredo de trabalhar com o pinhão em um prato é ativá-lo antes, sem ingredientes que possam roubar seu sabor", opina Hermes Custódio, chef executivo e responsável pelo buffet do Castelo do Batel e instrutor do curso de Chef de Cuisine - Restaurateur do Centro Europeu, de Curitiba (PR).
Além de tudo isso, o pinhão é bastante saudável - como Lúcia Helena já explicou direitinho em seu blog: tem carboidrato, fibra e proteína, só para se ter uma ideia.
Pratos com pinhão para fazer em casa
A seguir, revelamos diferentes maneiras para você incluir o pinhão no seu cardápio da temporada fria:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.