Topo

Bandeiras substituem quadros na decoração de casa como obra de arte moderna

Decoração versátil: as bandeiras estampam as paredes, mas também podem ser usadas como manta decorativa e até canga - Reprodução/Instagram
Decoração versátil: as bandeiras estampam as paredes, mas também podem ser usadas como manta decorativa e até canga Imagem: Reprodução/Instagram

Gustavo Frank

De Nossa

09/06/2020 04h00

Quadros são ótimos artigos de decoração para a casa, no entanto agora tem uma forte competição com as bandeiras. Favoritas entre o público mais jovem para a decoração, o item oferece versatilidade: pode ser colocada na parede, usada como manta e até mesmo uma canga para os dias de sol.

Gabriela Marumoto, a artista por trás das bandeiras da @maru.loja, que compõem inclusive a decoração da casa da cantora Liniker, comprova essa eficácia.

"Eu trabalho na indústria têxtil já a alguns anos e sentia um pouco de falta de têxteis legais estampados para decoração além de almofadas", conta a também empresária de Americana, interior de São Paulo, ao Nossa. "Daí veio a ideia de ter um produto multifuncional que aproveitasse as vantagens do tecido, como a facilidade para lavar e o conforto. Por isso as bandeiras servem como manta, painel decorativo e canga".

Bandeira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bandeira de tecido sendo usada como manta para cadeira no jardim
Imagem: Reprodução/Instagram

Produto sustentável

Para as bandeiras, Gabriela usa a impressão digital em tecido, que beneficia também a sustentabilidade.

"Para ser mais confortável para o toque escolhi a viscose, que é uma fibra natural e que se decompõe muito mais mais rápido que os sintéticos na natureza também", conta.

Bandeira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Estampas de natureza estão entre as favoritas
Imagem: Reprodução/Instagram

Bandeira decoração - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bandeira com desenho de costela-de-adão
Imagem: Reprodução/Instagram

Crescimento no mercado

Nos últimos meses, a artista diz ter visto um crescimento na procura pelas bandeiras, o que ela acredita ser consequência das pessoas estarem mais tempo em casa e se preocupando com a decoração de onde estão.

"O tecido tem um aspecto mais aconchegante e rústico do que as decorações de parede, como quadros, por exemplo", opina. "Uma das vantagens é que a qualidade da impressão digital é equivalente a impressão em papel. Tem também a questão de que dá para pendurar algo bem grande, que em alguns cômodos dá quase um aspecto de papel de parede sem precisar ser permanente".

Bandeira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bandeira com desenho feito das constelações feito por Gabriela Marumoto
Imagem: Reprodução/Instagram

Bandeira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Tecido facilita a manutenção e transferido para outro cômodo da casa
Imagem: Reprodução/Instagram