A casa brasileira sempre se abriu à espiritualidade. Santos, oratórios, altares e divindades elementos sagrados se fazem presentes com seu simbolismo em muitos lares. Interpretações mais atuais e descontraídas têm surgido, fruto da criatividade e do interesse de artistas.
É o caso de Joana Vieira, na Bahia, que reflete bem a religiosidade brasileira nas peças que produz: "Sou um pouco católica, candomblé e espírita". Essa mistura resulta em obras únicas, coloridas, alegres como as procissões brasileiras.
Essa vertente da obra da artista também se reflete em obras como "Os soldados de Cristo", da inédita coleção Kyrimurê — lançada aqui em Nossa em primeira mão — que vão compor um livro e uma rica exposição nos próximos tempos com histórias da fé brasileira.
Bençãos e paz
Nas casas mais urbanas há também quem queira lugar de destaque para a fé. Neste apartamento em São Paulo, a imagem de Nossa Senhora na arte premiada do artista Vik Muniz entra em sintonia com as cores suaves da decoração.
A designer de interiores Ana Weege garantiu ao quadro o espaço merecido de contemplação na sala de estar. "Para os moradores, contemplar Nossa Senhora de braços abertos traz conforto, paz e amparo. Eles se sentem abençoados sempre", diz.
Tradições na cozinha
Se a cozinha é o coração da casa, nada faz mais sentido que fazer das paredes altar para Santo Antônio e Nossa Senhora, colocados ali em nichos especiais. A ideia da designer de interiores Neza Cesar para uma casa de fazenda é criativa, cheia de simplicidade e afeto — tudo o que precisamos nesses tempos, não?
"Além de incluir elementos de fé na decoração, cultivar rituais é muito importante. Sempre tiro meus sapatos ao entrar em casa, por uma questão de aterramento e conexão com o lar"
Guilherme Torres, arquiteto
Mix atual para o décor
Oratórios coloridos de Tuchband
Famosa por sua arte colorida, despojada, afetiva, Isabelle Tuchband é a artista escolhida para dar alegria aos oratórios feitos pelo entalhador Rondinelly Santos, para a Semana Criativa de Tiradentes. O visual moderno surge nas misturas inusitadas de cor e de respingos, ou nos desenhos irregulares e únicos da artista.
Leveza e design
O oratório criado por Dado Castello Branco, editado com exclusividade pela Etel, traz Santo Antônio. Peças articuladas dão espaço a uma pequena vela e um vasinho, em visual leve, no design permeado por pureza de linhas.
Mistura de técnicas em um terço
No Terço Querubim, Rondinelly Santos se une a Dona Lilia, em Tiradentes, sob o olhar de design de Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu, em um mix de técnicas tradicionais de Tiradentes.
A arte de papel crepom de Dona Lilia forma as orações e a cruz; o Pai Nosso é representado por querubins entalhados por Rondinelly. Tudo sobre a correntinha de crochê executada por D. Maria Conceição de Paula, também mineira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.