Vinhos são armazenados em garrafas de diferentes formatos. Saiba o motivo
Não é só o tipo de uva, países de origem, safras e preços que importam quando se escolhe um vinho. Já notou a diferença entre os formatos de garrafas?
Jonas Martins, sommelier e gerente comercial da MMV Importadora de Vinhos, explica que, ao contrário do que muitos podem pensar, essa variedade nada tem a ver com conservação ou melhor forma de envasamento. "A verdade é que a garrafa normalmente é relacionada com a região de origem das uvas", entrega.
Bordalesa
A garrafa mais comum é, normalmente, encontrada em vinhos Merlot, Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc, cujas uvas são originárias da região de Bordeaux, no sudoeste da França. O bojo é longilíneo e uniforme e termina no ombro da garrafa, na divisão entre o corpo e gargalo.
Borgonhesa
Esta é encontrada em vinhos da região de Borgonha, no norte da França, como o Chardonnay e Pinot Noir. A garrafa é alargada em sua base e vai se afunilando ao longo do seu bojo até o pescoço e gargalo da garrafa.
Outros tipos
Jonas ressalta que existem também outros tipos de garrafas, sempre respeitando a região da origem das uvas, como a Renana, do Reno, a Champanhe e a garrafa do Porto.
A garrafa do Inserrata Inusuale, produzido em uma vinícola orgânica na Toscana, Itália, por exemplo, se assemelha a uma garrafa de azeite, na busca dessa quebra de paradigma que a linha oferece.
Buraco no fundo se diferencia
Um fato curioso é o "tamanho" do buraco no fundo das garrafas. Existe um mito de que, quanto maior o furo, melhor o vinho, por conta de algum efeito de conservação mais apropriada.
Jonas explica que isso é uma "meia verdade". Tais garrafas são mais caras e logo os produtores normalmente envasam seus melhores vinhos nessas garrafas, porém não há nenhum efeito sobre a qualidade do vinho a não ser o estético.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.