O que a edição digital da Semana de Moda de Londres tem a ensinar?
Londres transmitiu a primeira Semana de Moda inteiramente digital, adaptada em consequência do coronavírus, entre os dias 12 e 14 de junho. Sem todos os holofotes que o evento costuma trazer, como as ruas londrinas tomadas pelo street style e toda a correria entre o backstage e a passarela, a moda precisou deixar de lado as tendências para abordar temas atuais, como a pandemia e o racismo.
Para a mais nova versão, o site oficial da Semana de Moda de Londres criou um catálogo semelhante ao que temos em serviços de streaming, para apresentar as coleções sem gênero dominante.
Com toda essa mudança, é importante destacar uma pergunta: o que podemos aprender com essa nova versão dos desfiles? Ou ainda: o que a moda pode reaproveitar dessa adaptação para suas próximas edições das Semanas de Moda em todo o mundo?
Acessibilidade
Dessa vez, não foram só as celebridades, a mídia e os fashionistas renomados que tiveram a oportunidade de conferir as novas coleções.
Todos tiveram acesso aos lançamentos, além de conteúdos multimídia, como playlists, podcasts, fashion films e anotações pessoais dos estilistas, e puderam mergulhar por completo no universo da moda digital.
Por estar disponível para qualquer um com acesso à internet, a Semana de Moda de Londres abriu as portas para quem pudesse e quisesse ver as novidades. Um ponto positivo para a moda que busca caminhos para ser mais acessível nos últimos tempos.
Moda como ferramenta social
Para continuar relevante, é impossível ignorar o que acontece no mundo hoje em dia: como os protestos antirracistas contra a violência policial e a pandemia do coronavírus.
A comunidade negra ganhou espaço para discutir representatividade, assim como a identidade de gênero, no zine da designer Bianca Saunders. Foram arrecadados ainda fundos para organizações de apoio à luta contra o racismo e exibidos trabalhos feitos à partir de tecidos reutilizados para abordar a sustentabilidade na moda.
Espaço para novos talentos
Nomes consagrados da Semana de Moda de Londres não marcaram presença no evento, tais como Victoria Beckham e a Burberry. No entanto, a ausência desses abriu espaço para novos nomes na moda.
Além de Bianca Saunders, estilistas como Nicholas Daley e Priya Ahluwalia apresentaram conteúdos audiovisuais de suas obras, aproveitando os benefícios que a plataforma digital oferece.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.