Topo

De Beto Carrero a parques aquáticos: atrações reabrem, mas já são seguras?

Cataratas do Iguaçu já estão abertas para os turistas - Nilton - Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu já estão abertas para os turistas Imagem: Nilton - Cataratas do Iguaçu

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

26/06/2020 04h00

Nas últimas semanas, atrações turísticas brasileiras anunciaram que estão reabrindo as portas para o público após meses fechadas por causa da pandemia do coronavírus.

Porém, com mais de 52 mil mortos pela covid-19 no país, os planos destes empreendimentos para proteger a saúde de seus visitantes são mesmo eficazes o suficiente para receber turistas com tranquilidade?

Alpen Park - Canela (RS)

Alpen Park,em Canela (RS) - Dani Villar - Dani Villar
Alpen Park,em Canela (RS)
Imagem: Dani Villar

Famoso por atrativos como tirolesa e montanha-russa na Serra Gaúcha, o local já deu início a uma retomada gradativa de suas atividades.

O parque está operando com capacidade de público reduzida e, a partir de agora, os visitantes passarão por aferição de temperatura e irão se deparar com um ambiente marcado por estações de álcool em gel, sinalizações de distanciamento social no solo, placas de conscientização para práticas sanitárias e funcionários trabalhando de máscara.

Segundo a administração, após cada uso, seus brinquedos serão higienizados e, neste primeiro momento (e ainda por tempo indeterminado), permanecem fechadas atrações indoor e o circuito de arvorismo que existe na área.

Beto Carrero World - Penha (SC)

Processo de fumigação, no Beto Carreiro - Divulgação - Divulgação
Processo de fumigação, no Beto Carreiro
Imagem: Divulgação

Criticado na internet por uma aglomeração de visitantes que supostamente ocorreu após sua reabertura, o local (que retomou as atividades no dia 12 de junho) informa que reforçou todos os seus procedimentos de higiene.

Logo na entrada, os visitantes passam por um nebulizador com água ozonizada e há também trabalhos de fumigação por todo o parque.

O Beto Carrero World também relata que está operando com capacidade de público reduzida em 50% e está realizando medição de temperatura em todos os seus visitantes (pessoas com mais de 37,8ºC não podem entrar).

Complexo Turístico Itaipu - Foz do Iguaçu (PR)

Visitantes passam por medição de temperatura antes de entrar em Itaipu - Kiko Sierich PTI - Kiko Sierich PTI
Visitantes passam por medição de temperatura antes de entrar em Itaipu
Imagem: Kiko Sierich PTI

A área que cerca a estrutura da Usina Hidrelétrica de Itaipu reabriu no último dia 11 de junho, após quase três meses fechada.

Entre as medidas sanitárias adotadas pelo complexo estão a aquisição de robôs de desinfecção de ambientes, que irão trabalhar no processo de descontaminação dos espaços internos e externos do local. Quando está em operação, o robô emite um sinal sonoro alertando para que as pessoas não permaneçam naquele ambiente.

O CTI também adquiriu termômetros para a aferição de temperatura dos turistas, colocou estações de álcool em gel em diversos pontos de seu terreno e está determinando que o público use máscara. Além disso, o complexo está operando com sua capacidade de público reduzida.

Neste retorno gradual, já está funcionando, por exemplo, o passeio Itaipu Panorâmica, que visita diversas partes externas da usina hidrelétrica.

Neste momento, entretanto, o tour está com menos oferta de horários do que o normal. Além disso, atrativos como o Itaipu Especial (passeio por uma parte interna na usina) e o Ecomuseu ainda não têm previsão de reabertura.

Parque Nacional do Iguaçu - Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu - Getty Images/iStockphotos - Getty Images/iStockphotos
As cataratas de Foz do Iguaçu
Imagem: Getty Images/iStockphotos

O local que propicia vistas privilegiadas para as Cataratas do Iguaçu reabriu no último dia 10 de junho.

Segundo a administração, agora, no Centro de Visitantes do local, há uma barreira sanitária, na qual o público tem sua temperatura aferida. Os turistas também são orientados a usar álcool em gel, a higienizar os calçados em um tapete sanitizante, a manter distanciamento e a usar as máscaras (obrigatórias) corretamente.

Atualmente, os ingressos do Parque Nacional do Iguaçu (que está operando com sua capacidade de público reduzida) são vendidos apenas pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br.Locais como o Espaço Memória, o auditório e quiosques, porém, seguem fechados.

Hot Park - Rio Quente (GO)

Hot Park, em Rio Quente (GO) - Gabriel Boieras - Gabriel Boieras
Hot Park, em Rio Quente (GO)
Imagem: Gabriel Boieras

O parque aquático anunciou que reabrirá para hóspedes do complexo Rio Quente a partir do dia 9 de julho (e para o público geral em 7 de agosto), mas com mudanças motivadas pela pandemia.

De início, o destino irá reduzir em 50% sua capacidade máxima de público e, segundo a empresa, as atrações irão operar com limite de pessoas e seguindo as orientações de distanciamento social, com adesivos no chão, placas indicativas e higienização intensiva. A administração afirma, ainda que as equipes estão recebendo treinamento intensivo em todos os protocolos de segurança de acordo com cada área, inicialmente online e depois in loco.

O Hot Park também informa que para evitar aglomerações, haverá controle do número de pessoas nas piscinas.

Parque Estadual do Caracol - Canela (RS)

Parque Estadual do Caracol, em Canela (RS) - Divulgação - Divulgação
Parque Estadual do Caracol, em Canela (RS)
Imagem: Divulgação

Outra atração turística de Canela, o parque reabriu neste dia 23 de junho, com capacidade máxima de público reduzida em 50%.

A partir de agora, os visitantes precisarão usar máscara e irão se deparar com dispensers de álcool em gel espalhados pelo parque, além de funcionários trabalhando de máscara.

Visitantes poderão ter acesso à Cascata do Caracol, com mais de 130 metros de altura, além de trilhas para caminhadas no meio da mata. Algumas áreas do local, entretanto, permanecem fechadas, como playgrounds e churrasqueiras.

Parques da Serra Bondinhos Aéreos - Canela (RS)

Parques da Serra Bondinhos Aéreos, em Canela (RS) - Divulgação - Divulgação
Parques da Serra Bondinhos Aéreos, em Canela (RS)
Imagem: Divulgação

Os passeios de bondinho sobre a Serra Gaúcha reabriram no dia 9 de maio, com dias e horários reduzidos, mas a atração teve que fechar novamente as portas por causa de um decreto do governo do Rio Grande do Sul.

O destino, entretanto, retoma as atividades neste dia 26 de junho.

Entre os cuidados sanitários, foram colocados tapetes higiênicos em todas as áreas e adotados termômetros para medir a temperatura dos visitantes e quem estiver com temperatura superior a 37ºC será orientado a buscar atendimento médico e não poderá realizar o passeio.

O parque também diz que disponibilizará álcool gel em sanitários, entrada e setores de embarque e desembarque, e reforçará a higienização dentro dos bondinhos. As janelas dos bondinhos ficarão abertas 100% do tempo, para circulação do ar, e haverá uma distância mínima de dois metros entre as pessoas nas filas.

Além disso, cada bondinho só poderá transportar um grupo familiar por vez. Se a pessoa estiver sozinha ou com um grupo de amigos, só pode entrar uma pessoa de cada vez.

Neste primeiro momento, o local irá operar com apenas 25% de sua capacidade de público.

Hot Beach Olímpia - Olímpia (SP)

Hot Beach, em Olímpia (SP) - Divulgação - Divulgação
Hot Beach, em Olímpia (SP)
Imagem: Divulgação

Um dos principais parques aquáticos do Estado de São Paulo, o local ainda não tem data de reabertura - mas já está com protocolos sanitários definidos para quando houver a retomada de atividades.

Segundo a empresa, o parque irá reabrir em três fases. Na primeira, com até 30% de capacidade. Na segunda, com até 50% de capacidade. E, na terceira, com até 100% de capacidade. Todos os visitantes passarão por aferição de temperatura para acessar o parque aquático. Para os hóspedes do resort [que existe dentro do complexo], a aferição será feita pela equipe de hotelaria.

Segundo a administração ainda haverá comunicação voltada para boas práticas de higienização [como lavagem das mãos] e distanciamento social. Além de estações de álcool em gel espalhadas pelos pontos de vendas e áreas comuns.

Não haverá mais restaurantes self-service e será feito um reposicionamento de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras.

E há ainda outra mudança importante: na primeira fase de reabertura, as bilheterias do Hot Beach Olímpia estarão fechadas. Os ingressos terão que ser adquiridos na loja virtual do complexo ou com agências de viagem.

Hopi Hari - Vinhedo (SP)

Hopi Hari, em Vinhedo (SP) - Divulgação - Divulgação
Hopi Hari, em Vinhedo (SP)
Imagem: Divulgação

O parque de diversões ainda não tem uma data estabelecida para sua reabertura, mas já definiu uma série de procedimentos sanitários que irá adotar depois que abrir as portas, como medir a temperatura dos visitantes (somente será autorizada a entrada de pessoas com temperatura abaixo de 37,8ºC), determinar o uso obrigatório de máscaras pelo público e estabelecer o distanciamento de 1,5 metro nas filas das atrações e lanchonetes.

Em um primeiro momento, operará com 30% de sua capacidade e todos os visitantes deverão ter visita agendada pelo site para que não se exceda a capacidade limite do dia. A venda na bilheteria no dia será para categorias muito específicas, como professores da rede estadual de ensino ou estudantes.

Atrações indoor como Katakumb, Mina del Joe e Theatro di Kaminda permanecem fechadas por tempo indeterminado.

A volta já é segura aos visitantes?

Responsável pela Câmara Técnica de Doenças Infecciosas do Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro), o médico César Figueiredo afirma que a reabertura de atrações turísticas pelo Brasil deve ser feita "com muita cautela".

Para ele, mesmo com todos os procedimentos sanitários adotados pelos empreendimentos, ainda haverá o risco de transmissão do coronavírus entre o público. "O vírus continua circulante", diz.

Figueiredo aponta ainda para outro fator que deve ser levado em conta neste momento: os destinos turísticos reabertos serão potencialmente visitados por pessoas de diferentes lugares do Brasil, o que pode gerar uma circulação maior do vírus pelo país.