Jaqueta de 1920 e uniformes antigos de Exército e fábricas inspiram coleção
Marcio Mota
Sou diretor criativo da marca Freiheit, palavra que significa "liberdade" em alemão. E o contraponto de liberdade na moda são os uniformes, que representam a massificação. Esse é, justamente, meu objeto de estudo: como os uniformes podem representar a liberdade.
Entre as linhas de produtos da marca nas coleções, há a "Linha Histórica", composta por uniformes antigos que eu fui garimpando pelo mundo.
Conheci vários colecionadores de workwear da França, Inglaterra e Suécia em viagens que fiz. Conversando com essas pessoas, acabei adquirindo parte desses acervos e montando a primeira coleção de workwear histórico do Brasil.
Tenho mais ou menos 120 peças só de uniformes de trabalho dos anos 1920 até 1980. Elas são do Exército, da Aeronáutica, de fábricas francesas, de training sueca. Essas roupas representam uma coleção que é a linha de partida das peças desenvolvidas para a marca.
Tem uma peça específica da coleção que eu gosto muito: uma jaqueta detonada, também chamada de work jacket, da marca PayDay, uma das pioneiras de workwear americana. Então, é uma peça bem antiga, dos anos 1920, e belíssima.
Assim como ao desenvolver uma coleção, eu procuro o contraponto da história com a contemporaneidade nas produções. Então, as peças são desenvolvidas com base em referências históricas, mas transportadas para um universo contemporâneo de alfaiataria.
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