Há várias receitas populares da culinária nacional que mudam de nome ou de cara conforme a região do Brasil. Nas festas juninas, você pode comer mingau no Pará, mugunzá nos estados do Nordeste ou canjica no Sul e Sudeste.
Todos são feitos basicamente com o milho branco quebrado, açúcar e leite ou água. Com o pé de moleque é o inverso: o mesmo nome para receitas bem diferentes.
"Eu fiquei surpreso quando descobri que em São Paulo pé de moleque é uma lajotinha de amendoim e caramelo. Aqui no Ceará é nome de um bolo que leva rapadura e castanha de caju, minha mãe é fissurada nele, tem por toda a cidade e a gente come nessa época de São João", explica o youtuber Rodrigo Duarte, do canal Vixe que Fome, que compartilha a receita com Nossa.
Rodrigo começou a postar vídeos de receitas em 2016 e teve um boom de acessos quando fez seu primeiro especial de festas juninas no ano seguinte. "Todo mundo adora e pede mais, então sempre faço novas receitas", conta.
Amor e comida de mãos dadas
Apesar de ter uma família "boa de garfo", o youtuber não pensava em se dedicar à cozinha. Tudo mudou quando Rodrigo conheceu seu namorado e percebeu que tudo em um romance girava em torno de comida.
"A gente ia sair e pensava onde ia jantar, o que iria comer ou o que iriamos cozinhar juntos na casa dele. Isso me deu um estalo e percebi o quanto gostava mesmo de falar sobre receitas", diz.
Quando foram morar juntos, um dos cômodos se transformou em uma "cozinha estúdio". Aos poucos, eles compraram todos os materiais e equipamentos, fizeram a reforma sozinhos e hoje é de lá que saem as receitas do Vixe que Fome.
Rodrigo continua trabalhando como assessor de comunicação e o canal é uma outra ocupação que ele trata com todo o cuidado. "Faço pesquisas, busco receitas regionais, tento entender se os ingredientes são fáceis de achar e se tem outros jeitos de fazer o que ensino. Esse bolo, por exemplo, não posso dizer que é superfácil, mas é muito típico daqui e quem fizer não vai se arrepender."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.