Zeca Camargo ensina a fazer Tacacá Chique paraense em #BrasilCozinhaComigo
Separe tapioca, camarão, tucupi, jambu e todos os sabores do Pará. Em sua estreia no UOL e no Nossa, em co-produção com MOV, a produtora de vídeos do UOL, Zeca Camargo mostrou ao vivo como se faz um Tacacá Chique e espalhou seu #BrasilCozinhaComigo pelos quatro cantos do país.
Ao lado de Eliana Ferreira, o apresentador relembrou suas viagens ao estado do Norte, o Mercado-Ver-o-Peso em Belém e a maior data da região, o Círio de Nazaré.
Eliana, boieira e cozinheira em Mercado-Ver-o-Peso, há 32 anos conta que faz peixe frito, pirarucu, camarão, sopa, dadinho de xapi, bolinho de filhote, mas que a receita apresentada neste domingo (5) é novidade — e um presente do chef Alessandro Oliveira, em Bragança (no Pará), para Eliana.
Sobrevivente da pandemia
"Todo dia estou no mercado, é minha essência", conta. Agora de volta à ativa, a cozinheira conta que passou maus bocados durante a pandemia e foi infectada pela covid-19, contagiando seu marido e sua bebê.
"Ficamos em quarentena, já estamos trabalhando e muito felizes em voltar. Foram dias muito difíceis", relembra. "A princípio eu não acreditava que ia chegar em mim, só acreditei quando chegou mesmo".
Receita de Tacacá Chique
Ingredientes
- Tapioca
- Tucupi
- Jambu (fresco de preferência)
- Açúcar demerara
- Camarão
Modo de preparo
Tire as folhas do jambu e salgue o camarão
Reduza o tucupi com chicória. Ferve, escorre, ferve novamente e encorpa com a tapioca.
Bate o jambu no liquidificador, leve ao fogo com açúcar demerara, para ficar como uma geleia.
Fazer a tapioca e cortar meio rústica.
Montagem: Tapioca, com uma base de tucupi, coloca a geleia de jambu
Coloque o camarão no palitinho e prenda na base.
Por que o Pará?
"Escolhi o Pará porque amo o estado e a cozinha é uma delícia e específica", diz Zeca, que teve ajuda de amigos para encontrar os ingredientes em São Paulo.
Durante a live, Zeca ainda revelou um convite especial de sua amiga, a cantora Fafá de Belém. Este ano, o apresentador será embaixador de uma varanda do , em outubro. Por conta da pandemia de coronavírus, a festa será virtual.
A paixão de Zeca pelo estado e pelo evento, data de pelo menos quatro anos. "Fiquei totalmente encantado quando vi", afirma.
A cerimônia começa sexta e tem toda a cerimônia de fé, mas a apoteose é no domingo de manhã, pessoas com muita fé, abraçadas na corda. "Quando fui a primeira vez, eu pirei. Já viajei o mundo todo e vi manifestações de fé diversas, mas nunca vi algo como o Círio de Nazaré", diz Zeca.
Fui mais anos, não ano passado, e veio uma tal de pandemia. E veio Fafá me salvar", comemora."Vamos de uma outra maneira, mas não menos forte".
Na cozinha com Zeca
Na live, Zeca mostra como é sua cozinha — e como a de todo mundo que adora as panelas, um pouco bagunçada. "Cozinha é peça central e a moldura não é só para lives, é para receber os amigos e conversar enquanto cozinho", diz.
Além da cozinha, outra diversão da quarentena tem sido montar quebra-cabeça, que fica
em frente à cozinha, na sala de jantar, num desafio semanal
"Tá chato esse isolamento? Tá. Vamo quebrar a rotina? Vamo. Live é para isso"
Acompanhe todo domingo
Você pode acompanhar a live, transmitida diretamente da casa de Zeca, todos os domingo ao meio-dia, no portal do UOL e no YouTube de Nossa (coloque já o lembrete para não perder), além do Facebook do UOL, Twitter do UOL, Instagram de Nossa (@nossa_uol) e no Instagram do apresentador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.