Shorts curtos e pernas de fora: por que a tendência voltou à moda masculina
Assim que o filme "Me Chame Pelo Seu Nome" foi lançado, ganhamos um novo queridinho da moda masculina: Timothée Chalamet e, desde então, combinar a camisa larga com um short curto deixou de ser um estilo europeu de se vestir para ganhar espaço nas ruas de forma mais ampla.
Hoje, em 2020, a tendência parece não ter diminuído. Pelo contrário, ganhado força.
O ator irlandês Paul Mescal, conhecido pela série de sucesso "Normal People", da Hulu, foi fotografado por paparazzi usando um short curto branco e fez aumentar em 66% as buscas pela peça no Reino Unido. No Brasil, os números não se diferenciam.
Desde janeiro de 2018, quando o filme citado no começo dessa matéria foi lançado no Brasil, o aumento por buscas pelo termo "short curto masculino" foi crescente no Google, como é possível ver no gráfico abaixo:
Dois anos depois, a tendência não deve diminuir. Pelo contrário.
Não é só o hype do short curto, é também história
Uma possível, entre dezenas de explicações, para isso — além de uma mera tendência fashionista — é a forma com que a exploração do corpo para os homens mudou ao longo dos anos e as pernas começaram a ter outro sentido dentro da moda masculina.
"Por muito tempo, estivemos acostumados a ver mulheres usando peças que mostrassem mais a pele da perna", explica o historiador Edilson Nile a Nossa. "Mas o tempo mudou e exaltar a parte debaixo do corpo do homem, em vez de só os braços e peitoral, começou a ser explorado".
Esse movimento na moda acompanha também a concepção da forma com que o homem contemporâneo usa a roupa para se expressar. A "Revolução do Pavão", termo que se referia ao fato de que os homens estariam permitindo-se mais vaidade no início do século XX, aparece ainda mais fortes nos tempos atuais.
Como mostra uma pesquisa produzida por Fernanda Bonizol Ferrari, do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juíz de Fora, uma das principais buscas do homem com a moda é "parecer jovem e impressionar mulheres como novas tarefas para o ideal de masculinidade".
Logo, o short acima do joelho é mais do que bem-vindo. Digamos, quase obrigatório hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.