Pizza napolitana pode ser feita em casa. Aprenda a fazer versões diferentes
Pizza é um sucesso inegável por todo o mundo, mas nem todas são iguais. A que leva o nome da cidade de Nápoles, ao sul da Itália, é a mais célebre entre os fãs das redondas tradicionais.
Vitória Calmon, chef do QT Pizza Bar, especializado em pizzas napolitanas de fermentação natural, lembra que essa predileção por esse tipo de pizza da "Bota" é uma referência dos próprios italianos, que consideram seus discos a única receita verdadeira.
Mesmo os sabores das napolitanas mais tradicionais são carregados de orgulho nacional, como a Margherita, que foi uma homenagem a rainha no ano de 1889 com o mesmo nome.
Mesmo formato, mas bem diferentes
No Brasil, além da pizza napolitana, encontra-se com facilidade a versão americana.
Vitória explica que a diferença da receita italiana, para a dos EUA - popularizada em redes de fast food — é a massa. A napolitana, por ter fermentação mais longa, é mais leve que a tradicional americana.
"Já a nossa borda é grossa, porém crocante e a parte da cobertura é bem fininha, o que não nos dá sensação de empanturrados ao comê-la", entrega a chef.
Atacando de pizzaiolo
Se a vontade é reproduzir a verdadeira receita napolitana em casa, saiba que, sim, é possível, mas requer alguns conhecimentos.
A verdadeira pizza ao estilo italiano, utilizar farinha e molho da região de Nápoles, apresenta a borda com alvéolos e o trabalho de bater e abrir é realizado apenas com as mãos.
"Se você tem interesse e gosta do assunto, procure pesquisar bastante sobre antes de qualquer tentativa. A fermentação de uma pizza napolitana, tanto feita naturalmente, quanto com fermento biológico, é uma coisa delicada que requer muito tempo e cuidado", recomenda Vitoria.
Receitas
Aprenda a fazer duas versões modernas da tradicional pizza napolitana:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.