Flat iron derruba o mito de "carne de segunda". Aprenda a preparar em casa
Por muito tempo, o brasileiro dividia sua lista do açougue nas categorias "carne de primeira" e "carne de segunda". Essa divisão, no entanto, caiu por terra ao surgirem no mercado peças de qualidade e sabor especiais extraídas de partes entendidas como menos nobres do animal.
Este é o caso da flat iron, tão celebrada entre os churrasqueiros atualmente. Extraído da paleta bovina, mais precisamente da raquete, é considerado pelos especialistas o melhor corte do dianteiro boi, conta o chef Luan Verati, do restaurante do açougue Feed (São Paulo).
Existem algumas teorias sobre a origem desse nome curioso. Em uma delas, o batismo se deve à semelhança da peça com um antigo ferro de passar roupa nos Estados Unidos, e pela sua forma plana.
O mito do corte dianteiro
Há a lenda de que com peças dianteiras não se faz churrasco, mas o corte flat iron provou o contrário com sua maciez e sabor. O chef lembra que é o segundo corte mais macio do boi, só perdendo para o filé mignon.
Em geral não existe mais essa teoria de carne de primeira e carne de segunda ou carne do traseiro e do dianteiro, o que realmente existe é a qualidade, raça, alimentação e cuidado do boi', diz Luan.
O sucesso surgiu graças ao seu sabor intenso e à espessura fina, que ajuda navegantes de primeira viagem a acertarem o ponto desejado mantendo a suculência e, claro, a maciez.
Como preparar em casa
O chef indica que o flat iron seja feito em grelhas e chapas e lembra que seu preparo costuma ser bastante rápido.
Para temperar, basta sal grosso e pimenta preta moída.
Em um braseiro com 15 centímetros de distância, entre a carne e vire após três minutos. Espere mais três minutos, vire novamente e deixe a carne descansar por um minuto e meio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.