De uns tempos para cá, as variedades de batata-doce coloridas estão voltando a aparecer nas feiras e mercados, principalmente de produtores orgânicos. A batata-doce roxa (por dentro e por fora, já que a variedade mais comum tem só a casca dessa cor) tem uma tonalidade fascinante e deixa qualquer prato com um visual especial.
Quem se apaixonou por ela e está testando várias receitas é Ana Carolina Lima, do @para2porfavor, no Instagram. "A senhora de quem eu compro na feira cultiva ela mesma as batatas e eu vou toda semana comprar mais. Estou encantada com a cor e eu, que demorei para conhecer as batatas coloridas, agora não quero mais largar", conta ela.
Ana Caolina já testou a batata roxa em uma receita de nhoque e de um pãozinho feito com polvilho, receita que ela compartilha com Nossa.
Da medicina para a cozinha
Ana pensou em cursar medicina, mas acabou desistindo e se enveredando por uma carreira na área de marketing e compliance. E a comida estava sempre circundando sua vida: a avó era cozinheira profissional em Minas e ela e a mãe participam há 10 anos do evento Moda do Bem com uma barraca de galinhada mineira que é sucesso absoluto. Ela também já empreendeu com carrinhos de bolo no pote em shoppings da cidade.
Essa relação com a cozinha fez com que ela criasse seu perfil no Instagram para compartilhar receitas e outras dicas logo que começou a vida junto com o marido. "Por isso o nome Para2porfavor. Foi também um jeito que encontrei de compartilhar dicas de alimentação para quem, como eu, tem hipotireoidismo e intolerância à lactose".
Juntando seus interesses antigos por saúde e o gosto pela cozinha, quando a pandemia da covid-19 chegou, ela decidiu estudar mais a fundo a gastronomia funcional, que busca usar os alimentos de acordos com seus benefícios para o organismo sem perder de vista o sabor e o prazer da comida. É desse aprendizado que surgiu esse pãozinho de batata roxa que deixa qualquer lanche mais bonito.
Ficou curioso sobre as batatas roxas e outras variedades curiosas? Leia a reportagem Abóbora pérola-negra, quiabo vermelho e mais hortaliças raras colorem menus
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.