Topo

Bacardi se retrata após associar vodka com menos teor alcóolico às mulheres

Plume and Petal - Divulgação
Plume and Petal
Imagem: Divulgação

De Nossa

23/07/2020 16h36

A Bacardi anunciou o lançamento da bebida "Plume and Petal" para o início do mês de agosto. Com menos teor alcoólica, o material de divulgação dizia que a criação era destinada às mulheres, destacando ser produzida com "metade de álcool de uma vodka comum".

A reação nas redes sociais, após o material ser publicado na internet, não foi das melhores. Isso porque muitas clientes não gostaram do fato do gênero ser associado à gradação alcoólica. Muitas delas argumentaram que foi sexista afirmar que as mulheres seriam mais frágeis do que os homens em relação à resistência com bebidas, de forma geral.

Após a polêmica, um porta-voz da Bacardi se manifestou sobre a divulgação usada pela Barcadi para a "Plume and Petal", descrita como "inspirada na experiência de um spa e destinada às demandas das mulheres modernas".

"Shelley Menze, nossa cientista sênior de bebidas, decidiu redefinir a experiência de bebida para ela e suas amigas ao recebê-las em casa. O que começou como um projeto pessoal e apaixonado se transformou em uma marca única que atende a uma demanda mais ampla por alternativas de baixa caloria e baixo teor de álcool".

Ao concluir o comunicado, a equipe da marca de bebidas diz "não estar orgulhosa" da abordagem feita.

"Dito isto, estamos cientes das conversas nas redes sociais sobre o uso da linguagem de gênero. Não nos orgulhamos disso, mas nos orgulhamos das criadoras femininas por trás deste produto - infelizmente, uma raridade nesse setor - e nos orgulhamos também dessa bebida deliciosa", afirmou.

A linha "Plume and Metal" foi criada por Shelley Menze, cientista sênior de bebidas da Bacardi, junto com uma equipe predominantemente feminina, e levou oito anos para ser aperfeiçoada.

A profissional em questão trabalha na Bacardi há 11 anos e criou uma gama de produtos para a empresa, incluindo rum, tequila, vermute e uísque.

Com a nova linha, Shelley Menze procurou "redefinir completamente a experiência de bebidas para as 'noites das meninas' como uma alternativa ao vinho, com a qual as mulheres se sentissem bem".

A linha é feita com 100% de vodka americana sem glúten, destilada seis vezes e infundida com frutas naturais, vegetais, chás e uma pitada de mel. Ele não contém adoçantes artificiais e está disponível em três sabores: Pepino Splash, Peach Wave e Lemon Drift.

A garrafa da bebida, com 750 ml, custará US$ 19,99 — cerca de R$ 104.