Topo

UE reduz para 12 os países sem restrição de viagem; Brasil segue fora

Bandeira da União Europeia (UE) - Pascal Rossignol/Reuters
Bandeira da União Europeia (UE) Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

De Nossa, em São Paulo

30/07/2020 11h02

A União Europeia atualizou a lista de países cujos cidadãos estão autorizados a entrar nos territórios do bloco a partir de amanhã, em meio à pandemia do novo coronavírus. O Brasil continua fora, por causa dos altos índices de covid-19.

Os países autorizados são Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai. A China também está na lista, mas a suspensão das restrições aos viajantes ainda está pendente, "sujeito a confirmação de reciprocidade".

A lista inicial reunia 15 nações, mas já foi reduzida para 13 na semana passada, com a retirada de Montenegro e Sérvia. A nova relação não conta com Argélia, que tem registrado um aumento nos casos diários. Estados Unidos e Brasil, líderes em casos e mortes na pandemia em números absolutos, estão fora desde a primeira lista.

A nova relação de 12 países "seguros" foi aprovada ontem pelos embaixadores dos Estados-membros do bloco em Bruxelas. No entanto, cada Estado-membro da União Europeia tem autonomia para decidir sobre a entrada de pessoas provenientes dessas 12 nações. A Itália, por exemplo, exige quarentena de 14 dias para viajantes que tenham transitado por esses países.

A lista dos países é revisada periodicamente. A situação epidemiológica e as medidas de contenção de cada país fora do continente são alguns dos critérios usados para manter ou não as restrições de viagens.

A Argélia tem 29,2 mil casos e 1,2 mil mortes na pandemia, mas o ritmo de novos contágios se acelerou a partir do início de julho, atingindo recorde atrás de recorde nas últimas semanas.

*Com informações da ANSA