Harry Potter faz 40 anos: descubra lugares históricos e divertidos do bruxo
Há quarenta anos nascia um dos bruxinhos mais queridos do mundo. Neste dia 31, o mesmo do aniversário de 55 anos da criadora da saga, J.K. Rowling, também é comemorado o de Harry Potter, que nasceu na ficção em 1980.
Quarentão, como muitos de seus fãs, o bruxo que rendeu fortuna à autora inspira muitos viajantes a seguirem seus passos pelo mundo.
Ainda que não seja hora de viajar, até mesmo porque atualmente muitos países estão fechados para brasileiros, é possível matar a saudade do personagem com os lugares mágicos da saga, como vários pontos do Reino Unido, que serviram de cenário para os filmes, além de parques de diversão que permitem voar como o bruxo e até fazer magias criadas por Rowling.
Escócia
Potter entrou para a história da literatura por persistência da escritora, na Escócia, na década de 90. Ela se mudou ao país sem um tostão, sem emprego nem casa, com seu bebê no colo e humilhada pelo ex-marido de quem apanhava.
A rotina diária da autora em Edimburgo, como o café onde escrevia (o Elephant House), a rua Victoria que inspirou o beco diagonal e até o cemitério de onde caçou nomes de personagens, virou roteiro obrigatório para os fãs.
Ainda na Escócia dá para sentir o gostinho do trem mágico que levava os bruxinhos para a escola de magia, com a paisagem do Viaduto de Glenfinnan, que virou cenário dos filmes.
A 30 metros acima do solo, é por ele que passa o trem a vapor Jacobite, usado como Expresso de Hogwarts, cujo faz o trajeto de 67 quilômetros vai de Fort William até Mallaig.
Inglaterra
No norte da Inglaterra fica o Castelo medieval de Alnwick, base para cenas internas e externas de Hogwarts nos primeiros filmes. Visitantes podem fazer aulas de vassouras voadoras e também assistir ao quadribol, esporte fictício dos alunos da saga, criado por Rowling.
Já a sala de jantar mágica de Hogwarts, bem como as escadas que mudavam de lugar, a enfermaria e a biblioteca ficam originalmente na faculdade Christchurch da Universidade de Oxford. Fundada em 1602, a biblioteca que aparece em filmes realmente abriga livros antigos e misteriosos.
A plataforma 9 3/4, famoso ponto de embarque dos bruxos de Londres a Hogwarts, fica na estação King's Cross, em Londres, onde os pais de Rowling teriam se conhecido. Há uma placa, bem como um carrinho de bagagem de malas grudado pela metade na parede, para fazer a tão sonhada foto "atravessando" a alvenaria para o mundo mágico.
Ainda na capital inglesa, uma atração cheia de figurinos originais da saga é a Warner Bros Studios Tour — agora está fechada temporariamente por causa da covid.
Além das roupas usadas nos filmes, incluindo o casaco da invisibilidade, tem cenários de vários longas, para filmar Hogwarts e a misteriosa porta da Câmara Secreta, entre outros. É possível ainda tomar uma cerveja amanteigada, sem álcool, com sabor de biscoito e caramelo.
Criaturas mágicas, como o alado hipogrifo e a aterrorizante aranha gigante Aragogue, também estão por lá. Quem é realmente fã deve ficar atento a eventos especiais, como o jantar no Great Hall, evento que simula o banquete frequentado pelos estudantes de Hogwarts.
Estados Unidos e Japão
Do outro lado do mundo, há também uma atração da Warner muito semelhante à de Londres, em Los Angeles, nos EUA.
Porém, bem distante da terra natal do personagem há muito mais o que se explorar de seu universo.
Os parques da Universal em Orlando, na Califórnia e no Japão, por exemplo, recriaram experiências únicas para fãs de todas as idades. Os parques foram reabertos em junho, com medidas de segurança, como filas virtuais, redução de visitantes e uso de máscaras, entre outras.
Além de experimentar quitutes da saga, como a cerveja amanteigada, outras experiências no mundo do bruxo permitem usar varinhas mágicas para feitiços pelos parques, passear a bordo do Hogwarts Express, que conecta as áreas, ligar para o ministério da magia das cabines telefônicas e até ouvir a Murta-Que-Geme, em um dos banheiros femininos.
A Universal do Japão tem ainda "wand studies", aulas sobre a arte das varinhas, para aprimorar a bruxaria.
Entre os brinquedos, o mais recente é uma montanha-russa radical dedicada ao meio-gigante Hagrid, um dos personagens mais carismáticos do mundo de Rowling. Visitantes passeiam pela floresta proibida que Hagrid tinha livre acesso e onde é possível topar com as temidas criaturas mágicas, tratadas como pets pelo personagem da saga.
Inaugurada em 2019, Hagrid's Magical Creatures Motorbike Adventure é primeira montanha-russa dos Estados Unidos com uma queda livre vertical de 19 metros, em um ângulo de mais de 70 graus.
A adrenalina faz jus às aventuras do bruxo, que, certamente, toparia embarcar rumo à floresta proibida na comemoração de seu aniversário de 40 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.