Pratos para congelar: 10 receitas que facilitam o dia a dia na cozinha
Nos dias de correria, os pratos congelados são uma verdadeira mão na roda. E com algumas boas dicas, nem é preciso recorrer aos prontos de supermercado. Basta preparar previamente e guardar no freezer quase todo tipo de receita.
"Congelar pequenas porções ajuda a ter mais controle sobre o que tem no seu refrigerador e, com isso, se preparar para a semana inteira de trabalho", comenta a chef e food stylist Clau Poiatti. Além do mais, evita que alimentos estraguem na geladeira, caso não sejam preparados no tempo certo.
Funciona com tudo?
De acordo com o chef Melchior Neto, a maioria dos pratos e alimentos podem ser congelados, mas nem todos ficam 100%, pois há uma mudança de texturas.
Já Clau adota o congelamento com frequência. "Congelo de tudo: desde sopinhas para minha filha até quiches, tortas, panquecas, picadinho, almôndegas, molho de tomate, molho bolonhesa, estrogonofe, quibe de forno, feijão etc. A lista é grande", afirma.
O que saber antes de congelar...
Antes de levar o prato ao freezer, Melchior recomenda que esteja totalmente frio. "É importante esperar que a comida esfrie para garantir que congele mais rápido. Isso evita a formação de cristais de água que, no descongelamento, mexe com a estrutura do prato", ensina.
Se a dúvida é congelar o prato inteiro ou em porções, não há resposta certa e vai muito da dinâmica na casa. Um nhoque, por exemplo, pode ser congelado em porções pequenas, mas também é ótima alternativa se mantido em refratário grande, servindo de refeição para a família toda.
Em relação ao recipiente, cada prato pede um tipo de embalagem. "A lógica é a seguinte: se for um prato como uma lasanha, que pode ir do freezer ao forno, pode ser congelado já na forma ou refratário de vidro que resista a altas temperaturas. Se for descongelado no micro-ondas, é importante que a embalagem seja de vidro ou plástico. Então a escolha vai depender de como o prato será consumido após descongelado", ensina Melchior.
Na hora de descongelar
Nada impede que o prato seja levado diretamente para o forno ou micro-ondas mas, conforme sugere Clau, o melhor é descongelar na geladeira, e aquecer na hora de comer. "Também não recomendo voltar a congelar, uma vez que o alimento já foi descongelado", pontua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.