A chef Manu Buffara, do restaurante Manu, em Curitiba, no Paraná, é conhecida pelo uso criativo e contemporâneo de ingredientes locais, do campo ao mar.
Em sua família, muitas das tradições envolvem se reunir em torno da mesa, com amigos e família. E um dos pratos que a chef prepara para receber as pessoas queridas — algo temporariamente suspenso neste momento de pandemia — é um aperitivo que tem como base a berinjela.
É uma receita que minha avó, dona Lelinha, faz. É algo que a gente sempre comeu em casa, antes do almoço, com o pão pita tostadinho, para aperitivar mesmo"
"Quando eu pequena, lembro dos meus pais comendo essa berinjela com vinho, com cerveja. É um prato de entrada, que me remente muito à minha infância. Uso até hoje para receber meus amigos e é uma coisa que agrada todo mundo e não é muito difícil de fazer", conta
A avó Lelinha, hoje com 84 anos, ainda está no comando das panelas e, sempre que pode, prepara essa berinjela. "Ela cozinha superbem até hoje", diz a chef.
Algo interessante dessa berinjela aperitivo é que dá para variar a receita de acordo com o que se tem à mão.
Às vezes sirvo com carne moída, com camarão. Pode servir com ou sem a proteína, fica bom do mesmo jeito"
"O que a gente mais usa nas festas de fim de ano é lula, mas essa berinjela é ótima também com sobras de cordeiro desfiadas, que a gente coloca por cima do antepasto. É bem versátil, eu mudo a receita conforme o que eu tenho na geladeira", explica Manu.
Especial para Nossa
Para o Receita de Família, a chef escolheu esse prato por ser algo que tem tudo a ver com compartilhar, usar as mãos para comer, bem à vontade.
"Lá em casa todo mundo todo adora petiscar. Antes da pandemia, a gente sempre recebia os amigos para almoçar, aos domingos. Eu sirvo essa receita quando as pessoas estão começando a chegar, antes do almoço em si. É para comer como aperitivo, como um snack", conta.
Coloco numa travessa e todo mundo come com as mãos, usando o pão tostado como apoio, não precisa de prato, talher"
Embora tenha uma pegada contemporânea muito forte no que diz respeito ao seu estilo culinário, Manu aprecia e tem um grande respeito pelos pratos tradicionais. "A gente aprende muito com essas receitas antigas, todas têm uma história, que acabam contando muito sobre nossos pais e avós por meio da comida", acredita a chef.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.