Parque da Chapada dos Veadeiros (GO) reabre amanhã para visitação pública
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, reabre para a visitação pública amanhã. O parque está fechado desde o dia 22 de março em razão da pandemia do novo coronavírus.
A reabertura teve autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e será realizada de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.
As atividades de visitação pública poderão ser realizadas desde que observadas as várias medidas de prevenção, entre elas:
- uso obrigatório de máscara de proteção facial;
- disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para as mãos;
- limpeza e desinfecção frequente dos ambientes, como pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.
Durante a pandemia de covid-19, poderão permanecer no centro de visitantes até 22 pessoas, além dos funcionários, pelo período máximo de 15 minutos. A lotação dos veículos deverá ser reduzida em 50% de sua capacidade de público.
Proteção da biodiversidade
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança.
Segundo o ICMBio, o parque protege uma área de 240.611 hectares de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d'água, rochas com mais de 1 bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
A Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.