Muito além do vinagrete: conheça outros molhos que vão bem com churrasco
O molho é um potente agregador de sabor para os cortes feitos na brasa e ainda deixa a experiência mais divertida — dá para fazer vários e ir provando um pouquinho de cada.
Mas não é só de vinagrete ou chimichurri que vivem as carnes! Para ampliar o repertório, confira abaixo as dicas da chef Daniela França Pinto, chef-consultora do Cortés Asador, restaurante de parrilla com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Os molhos não podem matar o produto principal. Devem ser um coadjuvante elegante. Se ele vem com muita força, acaba perdendo o principal", diz.
Porco
Os cortes do animal geralmente são acompanhados de molhos levemente adocicados, como o barbecue. "Essa opção é interessante para a costela", diz Daniela.
Condimentos ácidos também vão bem. "O gribiche normalmente é servido com legumes assados, mas eu acho que vai bem com porco também. É facílimo de fazer", opina a chef, que sugere ainda usar o molho após uma marinada mais doce, com laranja e açúcar mascavo.
Peixes
Popular na Argentina e no Uruguai, o chimichurri é uma opção coringa, capaz de fazer par inclusive com peixes. Se a ideia é inovar, aposte no molho marinara, receita leve composta de tomate ralado, alho, salsa e azeite.
"Vale prepará-la com alho frito, que tem um sabor menos agressivo do que o cru", indica Daniela.
No restaurante, a chef leva à mesa peixes na brasa junto de um molho autoral feito de azeitonas, amêndoas, alcaparra e limão. "Ele é mais ácido, mas as amêndoas trazem um tostadinho agradável. Fica bem equilibrado".
Aves
Assim como a maioria dos peixes, frango e outras aves possuem sabor mais delicado. A gremolata, tempero italiano de raspas de limão-siciliano, salsa e alho, é um ótimo aliado dessas carnes e fica pronto rapidinho.
Outra sugestão é o pebre. Usado no Chile, o preparo lembra um vinagrete cheio de ervas aromáticas. "Dá para brincar com ele, colocar bastante coentro...", sugere a chef.
Boi
Presente em muitos cadernos de receitas, o molho de mostarda e mel se encaixa no grupo de opções versáteis. Combina com carnes magras, como bombom de alcatra, assim como o clássico francês poivre, feito com pimenta e creme de leite fresco.
Steak au poivre é uma combinação clássica que pode ser levada sem medo para a parrilla", diz Daniela.
Os cortes mais gordos pedem mais acidez. O toque azedinho pode vir do vinagre ou do limão. A gremolata, que apareceu acima como sugestão para as aves, reaparece nessa seção bovina.
"Dá para caprichar bastante no limão-siciliano e grelhar a carne sem tempero, deixando para colocar o sal só no molho".
Três clássicos da grelha
Se você prefere ficar no básico, não há problemas. Afinal, clássicos são clássicos por um belo motivo: funcionam!
Veja, abaixo, como preparar os três molhos campeões quando se fala em churrasco.
Vinagrete
Chimichurri
Barbecue
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.