Althorp House: a mansão que guarda mistério sobre sepultamento de Lady Di
O trailer da quinta temporada de "The Crown" trouxe uma das personalidades mais esperadas pelo público na trama: a princesa Diana. No entanto, não é só a série da Netflix que pode nos levar a conhecer um pouco mais sobre a história da mãe dos príncipes Harry e William, a Althorp House também cumpre esse papel.
A mansão é uma propriedade de campo em Northamptonshire, na Inglaterra, que abrange 500 acres e possui 90 quartos.
O local virou um museu que abre as portas para o público entre julho e setembro. Entre esses meses, o único dia que não recebe turistas é no dia 31 de agosto, data em que Diana morreu, em 1997.
Em 2020, com a pandemia do coronavírus, a reabertura aconteceu em agosto, oferecendo aos visitantes a possibilidade de fazer um piquenique no jardim amplo que cerca o casarão.
A casa principal, o café, a loja de presentes e as exposições continuam fechados.
Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos é doado para o Fundo Memorial de Diana, Princesa de Gales, que distribui o dinheiro entre instituições de caridade apoiadas pela princesa em vida.
Por dentro da Althorp House
Hoje em dia, a mansão pertence a Charles Spencer, irmão de Diana. Originalmente, a construção trazia tijolos vermelhos da Era Tudor, mas foi reformada durante o século 18 pelo arquiteto Henry Holland.
O interior da casa reúne coleções de obras de arte, como pinturas e obras de cerâmica, além de móveis de época — o que atrai muitos turistas que fazem uma viagem ao tempo ao entrar em cada um dos cômodos.
A entrada da casa é um dos destaques da propriedade, trazendo pinturas pastorais do artista John Wootton e um teto coberto por 200 flores feitas de gesso.
Em sua juventude, de acordo com o site oficial da Althorp House, a princesa Diana praticava sapateado no chão de mármore do salão principal, acessado pelo hall com cobertura floral.
Outro cômodo que chama bastante a atenção é o King William Bedroom, quarto no qual o rei William III dormiu em 1695 sob um dossel coberto de penas de avestruz.
O lago Round Oval
A única área não aberta ao público é o lago que fica na propriedade, local em que a princesa Diana foi sepultada após a sua morte.
O espaço não foi originalmente planejado para isso, mas Charles Spencer revelou, em 2017, que era o "lugar mais seguro" para ela ser enterrada, onde William e Harry poderiam ter privacidade para prestar suas homenagens.
Em entrevista à BBC Radio 4, o irmão da princesa Diana disse já ter acontecido quatro tentativas de arrombamento nos últimos 20 anos.
No entanto, há rumores de que o corpo da princesa Diana, na verdade, esteja enterrado na igreja de Great Brington e o local seria uma manobra para dispersar a atenção do público.
Em entrevista aos tabloides ingleses, ex-funcionários da mansão alegam que o corpo foi cremado e que não se encontra mais na ilha — que, aliás, seria o local onde os cães da família Spencer eram enterrados.
As lembranças de Diana em Althorp House
Um dos lugares mais populares para quem vai até a propriedade é um pequeno memorial onde as pessoas podem prestar homenagem à princesa Diana.
O local traz uma imagem da silhueta da "Princesa do Povo", como ficou conhecida, junto com duas placas: uma delas com uma frase de Diana e outra com as palavras da homenagem que seu irmão fez no funeral.
A área conta ainda com um gramado onde Diana e seus filhos, Harry e William, plantaram árvores juntos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.