Churrasqueira no apartamento: dicas para não errar ao escolher os modelos
Muita gente acha que para ter uma churrasqueira em casa é preciso ter um amplo espaço, mas isso não precisa restringir as opções de quem mora em apartamento. Se você já tem na manga todos os truques para deixar a carne no ponto perfeito, agora é hora de explorar as possibilidades para ter uma churrasqueira para chamar de sua.
Para isso, os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, sócios no escritório Andrade & Mello Arquitetura, junto a Nossa, criou um passo a passo para que você não erre na hora do planejamento.
Uma das primeiras coisas para ter em mente é que o imóvel precisa de um shaft, um duto de fumaça e dispor das condições para a colocação de acordo com as normas do condomínio.
Já a escolha entre os modelos disponíveis no mercado: carvão, gás ou eletricidade vai depender das especificidades do local ou mesmo os desejos dos moradores.
1. Espaço disponível
Para começar, é preciso dar uma olhadinha no espaço disponível para a instalação dos equipamentos na hora da instalação, além da coifa, dutos ou chaminés para a exaustão da fumaça.
A partir dessa decisão, os arquitetos terão os requisitos ideais para definir o modelo da churrasqueira e o layout da varanda — aqui, vale reforçar a importância de sempre ter algum profissional do ramo para que não dê errado.
"Sem a devida atenção com a parte técnica, nada feito. Em edifícios, é estritamente proibido que a fumaça saia pelas janelas, mesmo que pela própria varanda", explica Erika.
Na definição da varanda, é preciso pensar também em estrutura que propicie conforto e funcionalidade, como uma bancada com pia para a preparação dos alimentos e armários.
2. Modelos disponíveis
Renato enfatiza que, embora os modelos com carvão sejam os mais clássicos e os primeiros que vêm à mente das pessoas, as versões a gás têm conquistado a simpatia em função da rapidez para assar as carnes, eficiência e praticidade na hora de limpar
Para isso, é preciso de uma rede de gás, seja ela natural ou botijão, e um ponto de eletricidade, já que a tubulação precisa ser adaptada no piso ou na parede.
"E não podemos nos esquecer que, antes de iniciar a obra, precisamos da autorização do condomínio", lembra Érika.
Por fim, na impossibilidade de optar por carvão ou gás, é possível contar com as churrasqueiras elétricas e as portáteis, que proporcionam ainda mais facilidade para o dia a dia.
3. Duto e chaminé
Para os que querem uma área digna de um churrasqueiro, a estrutura e dimensões do duto, que pode ser de alvenaria ou metal, podem variar de acordo com o tamanho da coifa.
A exaustão da fumaça pode acontecer de forma natural — com uma chaminé que precisa ter, no mínimo, dois metros de altura — ou forçada, com o auxílio de equipamentos.
4. Revestimentos
Para a bancada, que vai servir de superfície para cortar as carnes e servi-las, os arquitetos indicam materiais resistentes às manchas que ocorrem pelo sangue da carne ou carvão, ou os riscos com pontas de facas, espetos ou grelhas.
Além disso, o material precisa ser devidamente pesquisado para evitar desgaste ao longo do tempo, especialmente para a variação da temperatura com a churrasqueira próxima a esse espaço.
Como esses locais costumam sujar muito fácil, em consequência da manutenção das carnes e outros produtos, a preferência deve ser por revestimentos de parede e piso que ofereçam facilidade para limpeza.
"Pouco adianta ter uma churrasqueira sem um espaço, geralmente uma bancada, para o manuseio e preparo das carnes", conclui Renato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.