Só 23 m² e muito estilo: apê alugado inspira decoração com personalidade
Você pode pensar que quem ama decoração vive sonhando com uma casa enorme. Nem sempre. Claudia Bitelo é diferente. Apaixonada por transformar espaços, cursou design de interiores e hoje trabalha produzindo objetos de concreto para a marca Concret Basic.
Mas veja só essa: ela, o marido Gabriel e a cachorra da família, Joana, moravam em um apartamento de 47 m² e se mudaram para esse estúdio de 23 m².
Desde 2016, ela compartilha os cantinhos e novidades que cria no perfil @estudio_314. Pouca gente adivinharia a metragem — e pouco importa. O minimalismo é uma filosofia de vida para ela.
No instagram, gosto de mostrar que podemos morar em um apartamento pequeno, alugado, com nossa cara, sem esperar ou deixar para o futuro. Viver é agora e dá sim pra refletir personalidade no nosso lugar"
Na chegada ao apê, ela recebeu carta branca para transformar o imóvel. Pronto: reformou a cozinha, a sacada e o banheiro.
"Esse apartamento está em constante mudança. É engraçado, porque a cor do meu cabelo não muda, mas ele muda o tempo todo", ri.
Lições do minimalismo
Para se aventurar nas novidades, ela pesquisa mil referências na internet e adapta ao estilo do apê.
"Como tenho conhecimento técnico, facilita encontrar um jeito de fazer barato. Mas sempre digo que qualquer coisa que você faça em casa, gasta algum dinheiro. Não tem como fugir disso", pondera.
No entanto, ela dá novos usos a muitos itens. E antes de comprar algo novo, busca em sites de usados, em desapegos e até em caçambas de entulho.
"Se algo diferente entra, algo antigo sai. Eu não me apego a peças. Aliás, só me apeguei à luminária do Mauricio Klabin, que tenho na sala. Essa vai ficar um bom tempo comigo", ri.
Quando fizemos a mudança abrimos mão de muitas coisas. Se não uso algum item, já me desfaço. Tento ter o básico e passar adiante o que não é essencial. Desapegar é um exercício diário."
Closet feito com as próprias mãos
No mundo instantâneo das mídias sociais, Claudia sabe bem onde pisa. Sentiu as delícias da fama quando exibiu sua primeira cozinha e quando mostrou o closet que fez com as próprias mãos.
Eles acham que tudo o que fui eu que fiz. Não é assim, e sou uma pessoa bem simples, prezo pela simplicidade"
Mas ela também viu que expor o lar é estar aberto a críticas, de vez em quando. "Não compartilho ideias em busca de curtidas. Gosto de olhar e me sentir bem", diz.
"Fiz meu banheiro assim: queria uma folha só de vidro no boxe. Muitas pessoas apontaram que assim o lugar ficaria alagado. Mas o que funciona para mim, muitas vezes não faz bem aos outros", ressalta Claudia.
Mais mudanças vêm aí, afinal, ela não para. "Compartilho porque acredito no poder que as pessoas podem ter de transformar os lugares onde vivem", diz ela. Sorte a nossa.
Dicas da Claudia para decorar gastando menos
- Sobre uma base neutra de tons, agregue mais cores, texturas e materiais quentes, como madeira e tecido. "Isso traz aconchego a um espaço".
- Dê preferência à luz natural. "A artificial é bonita, mas a natural faz bem aos olhos, traz conforto visual".
- Tá de casa nova? Não compre tudo de uma vez. Segure a ansiedade. "Às vezes saímos no impulso de decorar tudo e depois vemos que aquela compra não tem serventia. Faça a decoração aos poucos, com paciência e assim você investirá com mais segurança", diz Claudia.
- Saiba o que é essencial para seu estilo de vida. "Minimalismo está em enxergar o que precisamos e o que nos faz bem. Essa pandemia nos fez ver que não precisamos ter pressa, nem ter tantas coisas, mas sim saber do que gostamos".
- Antes de sair às compras, procure em sites de objetos usados ou em desapegos. "Já encontrei coisas boas em caçambas de lixo. Sempre procuro potencial no objeto que alguém acha feio, pensando em como vou transformá-lo. Isso me ajuda a ter o que fazer e a dar novo sentido às coisas. Reuse!"
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.