Saudade de barzinho, né? Veja como trazer o boteco para dentro de casa
Munidos de máscaras e frascos de álcool em gel, alguns brasileiros já se sentem confortáveis ao sentar numa mesa de bar. Por outro lado, muitos ainda se encontram reservados e loucos para matar a saudade de bolinho frito, pastel, cerveja, caipirinha...
A fim de diminuir essa distância etílica, conversamos com Chris Campos, especialista em decoração e festas, sobre como trazer o clima boteco para casa e curtir seu barzinho privado com a família ou amigos que moram sob o mesmo teto — ou, quem sabe, fazer o cenário para aquela live-happy-hour à distância com os companheiros de bar.
O clima é tudo
É raro ver um grupo de amigos fazer uma passagem rápida pelo bar. Normalmente, esse tipo de estabelecimento pede mais calma e menos pragmatismo.
Não é apenas sobre comer e beber, mas sobre curtir a vibe e mal sentir a hora passar enquanto conversa, petisca e beberica.
Isso significa que para replicar esse ambiente no lar é preciso mudar um pouco o tal do mindset. Deixe preocupações como a louça suja para depois.
O segredo para a gente conseguir transformar um dia comum num momento mais especial é criar um ritual. E todo ritual pede capricho"
Planeje o cardápio
Replicar o menu completo de um boteco daria maior trabalhão. A sugestão é simplificar o cardápio e apostar em apresentações criativas, com marmitinhas de alumínio e travessas no lugar dos pratos do dia a dia.
"O cardápio dá o tom para o evento e fica mais interessante quando é temático", entende Chris. Que tal fazer a tarde dos bolinhos, dos espetinhos ou de sanduíches como buraco quente, carne louca e até hambúrguer em tamanho mini?
Dependendo da complexidade, vale deixar partes preparadas no dia anterior.
Também não é necessário fritar ou grelhar tudo de uma única vez. Finalizar os pratos por levas faz o programa render mais".
Confira algumas receitas para experimentar fazer em casa para seu boteco particular:
O acompanhamento etílico tem importância ímpar e exige zelo. Separe uma mesa ou parte de um móvel para montar o cantinho da caipirinha ou dos drinques. Gosta de cerveja? Então pegue logo um balde e encha de gelo para ter uma garrafa sempre a mão.
Na mesa de jantar, não
Uma das características de boteco é a informalidade. Esqueça a habitual mesa de jantar e deixe sua imaginação transformar outros objetos em mesas e cadeiras.
Quem tiver um espacinho ao ar livre, como uma varanda ou um quintal, pode ainda arrastar móveis ou cadeiras de praia para lá.
Também é interessante pensar em usar baldes, banquinhos e mesinhas baixas — tudo para criar uma vibe de descontração.
Solta o som
Ponto importante na ambientação, a música é capaz de levar alegria a qualquer ambiente monótono. Samba, pagode, sertanejo? A escolha da playlist vai de gosto: "Só não dá para ser música clássica".
Alguns bares também disponibilizam seu cardápio musical no Spotify. O Guarita, em São Paulo, tem uma dedicada a rock e pop dos anos 90 e outra com músicas que marcaram época de 80 a 2000.
Quem prefere brasilidades encontra hits de Elza Soares e Arnaldo Antunes na playlist do Pirajá Prainha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.