Ketchup, mostarda, maionese e shoyu são os molhos mais comuns em lanchonetes e restaurantes brasileiros — e até mesmo na própria geladeira de casa.
Nos Estados Unidos, um outro condimento vem ganhando espaço tanto nas mesas de estabelecimentos quanto nas prateleiras da despesa doméstica. É o chamado hot honey, ou mel picante.
Outras tendências gastronômicas
A novidade trata-se de uma infusão de mel com chili, tempero composto de pimenta-malagueta seca transformada em pó. O resultado da mistura é um molho adocicado e tão picante que chega a esquentar a garganta.
O nível de ardor, porém, pode depender da marca e da quantidade de pimenta usada no produto. Comum a todas é a versatilidade no uso: vai bem em pratos doces e salgados.
As sugestões do site especializado norte-americano Food & Wine incluem adicionar um fiozinho do mel picante em pizzas, massas, vegetais e sanduíches com frituras como frango empanado.
E pasmem: eles dizem também para provar junto com biscoitos e na xícara de café ou chá. Vamos combinar que para isso tem que ser um baita fã de pimenta, né?
Como provar
O produto lançado pela marca Mike's Hot Honey primeiro explodiu em vendas no site estrangeiro da Amazon e só depois começou a aparecer nos corredores de grandes lojas como Target e Aldi.
No Brasil, algumas versões de mel picante fabricadas nacionalmente podem ser encontradas em lojas especializadas em temperos. Uma alternativa é testar a combinação sem muitas dificuldades na cozinha de casa.
Basta misturar meia colher de chá de flocos de pimenta-malagueta triturados no pilão a duas colheres de sopa de mel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.