Topo

Bolinho de arroz: experimente novas receitas para incrementar esse clássico

Aprenda diferentes receitas de bolinho de arroz, desde os salgados até o doce, e como deixar ele no ponto ideal - iStockphotos/Getty Images
Aprenda diferentes receitas de bolinho de arroz, desde os salgados até o doce, e como deixar ele no ponto ideal
Imagem: iStockphotos/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

07/09/2020 04h00

É saboroso, fácil de ser feito e, ainda por cima, reaproveita alimentos que ocupam espaço na geladeira. Se você ainda precisa de mais motivos para incluir o bolinho de arroz no cardápio, o acepipe ainda é perfeito para reproduzir em casa as delícias dos cardápios de botecos.

"O grande triunfo do bolinho de arroz é o aproveitamento de arroz cozido que sobra das refeições", opina o chef Washington Silvera, professor dos cursos de gastronomia do Centro Europeu.

Além disso, é versátil: vai da tradicional fritura ao forno, podendo ganhar ingredientes variados e até ser doce. Isso sem contar que é uma receita, na maioria das vezes, bem em conta.

A essência do bolinho está na combinação de arroz cozido, ovo, farinha de trigo e queijo parmesão, tudo bem temperadinho. Costuma ser feito com arroz branco, do dia a dia, mas nada impede que seja preparado com outras variedades. "A base é neutra e pode ser incrementada", afirma a chef Fernanda Ferreira, do Tirel Atelier.

Linguiças, queijos variados, presuntos curados, azeitonas, lascas de bacalhau são algumas alternativas para complementar a massa ou servir de recheio.

Dicas de preparo

Bolinho de arroz frito - iStockphotos/Getty Images - iStockphotos/Getty Images
Estar atento a temperatura do óleo é importante para que a massa fique perfeita
Imagem: iStockphotos/Getty Images

A massa precisa ser bem densa, permitindo a modelagem dos bolinhos. O modo mais comum de bolear é em forma de quenelle. Para tanto, são usadas duas colheres de sopa, alternando a massa de uma para outra, pouco antes de ir para a panela.

"Deixar a massa descansar um pouco evita o risco de desmanchar na hora de fritar", observa Bruno Linares, chef do Heavy Sauce. A fritura também pede atenção especial: precisa ser em óleo bem quente. "Depois que o bolinho estiver dourado, pode baixar o fogo, para não ficar cru por dentro", sugere Washington.

Prática comum é repousar os bolinhos em papel-toalha, ao final da fritura. Em vez disso, o chef do Centro Europeu sugere acomodá-los em uma grelha. "Assim, não perdem textura e evitam o excesso de óleo também", esclarece.

Mão na massa!

A seguir, apresentamos receitas salgadas, fritas e assadas, além de uma versão doce para trazer a cozinha de boteco para dentro de casa.

Bolinho de arroz tradicional

Dificuldade Fácil
20 porções
15 min
Ver receita completa

Bolinho de arroz com shimeji

Dificuldade Médio
50 porções
25 min
Ver receita completa

Bolinho de arroz com queijo e calabresa

Dificuldade Médio
10 porções
15 min
Ver receita completa

Bolinho de arroz com geleia de pimenta

Dificuldade Fácil
8 porções
150 min
Ver receita completa

Bolinho de arroz com queijo de coalho

Dificuldade Fácil
15 porções
30 min
Ver receita completa

Bolinho de arroz com ora-pro-nóbis

Dificuldade Fácil
35 porções
35 min
Ver receita completa

Bolinho de arroz recheado

Dificuldade Médio
10 porções
30 min
Ver receita completa

Bolinho de arroz-doce

Dificuldade Fácil
20 porções
80 min
Ver receita completa