Bolinho de arroz: experimente novas receitas para incrementar esse clássico
É saboroso, fácil de ser feito e, ainda por cima, reaproveita alimentos que ocupam espaço na geladeira. Se você ainda precisa de mais motivos para incluir o bolinho de arroz no cardápio, o acepipe ainda é perfeito para reproduzir em casa as delícias dos cardápios de botecos.
"O grande triunfo do bolinho de arroz é o aproveitamento de arroz cozido que sobra das refeições", opina o chef Washington Silvera, professor dos cursos de gastronomia do Centro Europeu.
Além disso, é versátil: vai da tradicional fritura ao forno, podendo ganhar ingredientes variados e até ser doce. Isso sem contar que é uma receita, na maioria das vezes, bem em conta.
A essência do bolinho está na combinação de arroz cozido, ovo, farinha de trigo e queijo parmesão, tudo bem temperadinho. Costuma ser feito com arroz branco, do dia a dia, mas nada impede que seja preparado com outras variedades. "A base é neutra e pode ser incrementada", afirma a chef Fernanda Ferreira, do Tirel Atelier.
Linguiças, queijos variados, presuntos curados, azeitonas, lascas de bacalhau são algumas alternativas para complementar a massa ou servir de recheio.
Dicas de preparo
A massa precisa ser bem densa, permitindo a modelagem dos bolinhos. O modo mais comum de bolear é em forma de quenelle. Para tanto, são usadas duas colheres de sopa, alternando a massa de uma para outra, pouco antes de ir para a panela.
"Deixar a massa descansar um pouco evita o risco de desmanchar na hora de fritar", observa Bruno Linares, chef do Heavy Sauce. A fritura também pede atenção especial: precisa ser em óleo bem quente. "Depois que o bolinho estiver dourado, pode baixar o fogo, para não ficar cru por dentro", sugere Washington.
Prática comum é repousar os bolinhos em papel-toalha, ao final da fritura. Em vez disso, o chef do Centro Europeu sugere acomodá-los em uma grelha. "Assim, não perdem textura e evitam o excesso de óleo também", esclarece.
Mão na massa!
A seguir, apresentamos receitas salgadas, fritas e assadas, além de uma versão doce para trazer a cozinha de boteco para dentro de casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.