Topo

Espumantes brasileiros ganham medalha de ouro em concursos franceses

Espumante nacional: duas medalhas de ouro e uma de prata - Utamaru Kido
Espumante nacional: duas medalhas de ouro e uma de prata Imagem: Utamaru Kido

De Nossa

14/09/2020 15h35

Dois espumantes nacionais conquistaram prêmios nos concursos Citadelles du Vin e Challenge International du Vin, organizados pela associação Concours Des Vins (CDV), de Bourg, na França. Ambos são da marca Ponto Nero, que faz parte do Grupo Famiglia Valduga, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Os rótulos foram avaliados por um júri formado por enólogos, sommeliers, compradores, jornalistas e críticos de ao menos 20 países. O grupo degustou às cegas exemplares de 40 e de 38 países, respectivamente.

Icon Nero - Divulgação - Divulgação
Icon Nero: 171 reais
Imagem: Divulgação

Medalha de ouro no Citadelles du Vin, o chamado Ponto Nero Icon é elaborado com a uva Chardonnay. Tem coloração amarelo-palha e aroma de pão tostado, brioche e amêndoas. É denso, cremoso e vibrante.

A aparência da garrafa também chama a atenção: o rótulo, feito à mão, recebe uma aplicação de pedra e a garrafa vai num case de neoprene cravejado com pedras. Um exemplar sai por R$ 171 no portal do grupo Valduga.

Nero Brut - Divulgação - Divulgação
Nero Brut: elaborado com três variedades de uva
Imagem: Divulgação

Dono de uma medalha de ouro no Citadelles du Vin e outra de prata no Challenge International du Vin, o Ponto Nero Cult Brut é formado por três uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Ao mesmo tempo que tem textura cremosa e acidez viva, é leve e refrescante.

O aroma frutado, com notas que lembram maçã, abacaxi e melão, é mesclado a nuances florais. Por possuir baixo teor de açúcar, é fácil de harmonizar e vai bem da entrada a sobremesa. Custa 68 reais no site da Famiglia Valduga.