Tônica só com gim? Que nada. Ela também combina com uísque, vinho e rum
Água tônica remete, quase que automaticamente, a gim — e há uma boa explicação para isso. A combinação surgiu no século 19 quando marinheiros ingleses a serviço na Índia começaram a misturar água com gás com quinino, remédio usado para combater a malária, então um grave problema de saúde no país tropical.
Acontece que o quinino é muito amargo e precisava ser usado em grandes quantidades para fazer efeito. Para disfarçar o sabor, os marinheiros então juntaram suco de limão, açúcar e, por que não?, um tanto de gim, para dar um grau no remédio.
Com o tempo, tônica e gim deixaram de ser usados como remédio e, como bem se sabe, se tornaram um popular drinque ao redor do mundo, daí a associação automática entre os dois. Mas não é a única combinação possível.
Pelo contrário. Vale a pena deixar o gim de lado de vez em quando e experimentar outras drinques com tônica. A qualidade das tônicas melhorou e hoje está mais fácil encontrar marcas artesanais e/ou importadas nos supermercados. São produtos menos doces e que não escondem tanto o sabor das bebidas alcoólicas.
"O diferencial da nossa é que usamos especiarias e botânicos que harmonizam mais com coquetéis", explica Claudia Schumacher, proprietária da marca Alca Drinks, de Porto Alegre (RS), que produz drinques engarrafados e tônicas especiais.
Com isso, também fica mais fácil conhecer outras bebidas antes de usá-las em coquetéis diferentes, além de abrir o leque de possibilidades. Vai que acabou o gim em casa.
Uma variação clássica é com uísque, conta Schumacher. Mas pode experimentar com outros destilados, vermutes e até com vinho do Porto branco, uma combinação bastante popular em Portugal.
Independentemente da bebida escolhida, os drinques feitos com tônica costumam ser fáceis de fazer, refrescantes e menos potentes.
Não há muito segredo para aproveitar melhor a tônica em outros coquetéis, basta seguir algumas dicas: gele bem as bebidas que serão usadas, use copos ou taças e misture-as delicadamente com uma colher longa, para não perder as borbulhas.
Rodelas de frutas cítricas costumam ser acrescentadas para finalizar os drinques. A seguir, cinco receitas de coquetéis com tônica — mas sem gim.
Uísque Tônica
Ingredientes
- 50ml de uísque
- Quanto baste de gelo
- Quanto baste de água tônica
- 1/2 rodela de Laranja
Preparo
Encha um copo longo com gelo, adicione o uísque e complete com água tônica. Adicione a rodela de laranja e sirva.
Boulevardier Tônica
Ingredientes
- 45 ml de bourbon
- 30 ml de Aperol
- Suco de 1/2 laranja
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo
- 1 tira de casca de laranja
Preparo
Encha um copo longo com gelo, coloque o bourbon, o Aperol e o suco de laranja. Mexa com uma colher longa e complete o copo com água tônica. Decore com a casca de laranja e sirva.
Portônica
Ingredientes
- 50 ml de vinho do Porto branco
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo
- 1 ou 2 rodelas de laranja ou limão ou limão-siciliano
Preparo
Encha uma taça com gelo, acrescente o vinho do Porto, a rodela do cítrico e complete com água tônica. Mexa delicadamente com uma colher bailarina e sirva.
Rum Tônica
Ingredientes
- 50 ml de rum branco
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo
- Gotas de Angostura
- 1 rodela de limão
Preparo
Encha um copo (preferencialmente longo) com gelo, coloque o rum e o vermute o complete com água tônica e mexa delicadamente com uma colher longa. Acrescente algumas gotas de Angostura, decore com a rodela de limão e sirva.
Pink Tonic
Ingredientes
- 100 ml de vermute tinto
- 1 fatia de limão
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo
Preparo
Encha uma taça com gelo, adicione o vermute, a fatia de limão e complete com água tônica. Mexa delicadamente com uma colher longa e sirva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.