Poke em casa: receitas para experimentar este prato fresquinho
Para quem gosta de experimentar comidinhas diferentes, o poke tem lugar certo no cardápio. Importado do Havaí, o prato da vez é típico do estado americano e conquistou o paladar brasileiro com a combinação de diferentes sabores e texturas. O melhor de tudo: é fácil de ser feito em casa.
"Poke é uma palavra havaiana que significa cortar, fatiar. Nasceu como prato caseiro, feito à base de atum ahi, peixe bem comum no arquipélago. Por lá, os pratos mais comuns são o resultado de uma mistura de tradições de diversos lugares, como a Ásia, mais especificamente o Japão. Por isso o uso de peixe cru, shoyu e arroz", comenta o chef Pablo Muniz, do Let's Poke.
Tradicional ou moderninho
De acordo com ele, existem basicamente dois tipos de poke. O tradicional é uma receita mais simples que leva, basicamente, arroz japonês e peixe marinado temperado. "A combinação pode parecer sem graça, mas é muito saborosa", garante Pablo.
Há, também, uma variação mais moderninha, que acompanha diversos ingredientes. É justamente essa combinação que se popularizou no Brasil, ou seja, com vários itens extras, como frutas, verduras, castanhas, algas e chips.
Entretanto, o formato clássico da iguaria costuma incluir peixe, arroz japonês (gohan), molho à base de shoyu, fruta, legumes e algum ingrediente com textura crocante, que pode ser um chips, castanhas ou mesmo algas.
Entre os peixes, o salmão se destaca, mas o poke também pode ser preparado com atum fresco ou espécies de peixe branco, como robalo e tilápia.
Frutos do mar também são bem-vindos: camarão, polvo e lula são opções que combinam bastante. E para a turma que não consome carne, há ainda as opções vegetarianas.
A seguir, ensinamos seis diferentes versões de poke para você preparar em casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.