Queijo quente com tomates é receita para dias de preguiça (ou ressaca)
Já pensou em se formar em Arquitetura e como presente receber uma panela Le Creuset? A situação, que não parece fazer sentido algum na maioria dos casos, diz tudo sobre Angelo Dal Bó.
O gaúcho passou quatro anos aprendendo a projetar e chegou a São Paulo para trabalhar com publicidade. Nesses dois períodos da vida, a cozinha e a fotografia o acompanhavam como hobbies sérios.
Quando decidiu mudar de profissão, passou a fazer bolos por encomenda para aniversários de amigos e a cobrir eventos como fotógrafo.
"Em 2014 eu criei então o blog Cozinha dal Bó para publicar as receitas que eu fazia e fotografava. Olhando para trás, eu sabia muito pouco de cozinha em comparação a hoje. Ficava em casa testando e criando conteúdo. Foi uma escola para mim mesmo".
O passatempo tornou-se o portfólio que ele precisava para conseguir produzir fotos para restaurantes e revistas. Algumas publicações de viagem o levaram para a Argentina, o Peru, a Bolívia, os EUA e a Nova Zelândia.
O trabalho foi tanto que acabou diminuindo a presença no Cozinha Dal Bó. "Nunca foi um projeto de monetização, então nunca ganhei dinheiro com ele. Fiquei dois anos parado e recomecei há uns meses".
Atualmente, Angelo posta receitas semanalmente para os seus 165 mil seguidores do Instagram — o passo a passo do tomatinho confitado e do queijo quente foi compartilhado com Nossa.
Tomates confit: o início e o recomeço
Angelo escolheu retomar o projeto com uma receita revisitada lá do início do blog: os tomatinhos confitados.
Todo mundo me perguntava como fazer. Basicamente criei o blog para isso. É um petisco curinga, para ter sempre na geladeira".
No Cozinha Dal Bó "2.0", a pedida resurgiu dentro de um caprichado queijo quente, que ganha aspecto mais profissional com o acréscimo de manteiga e parmesão nas partes exteriores das fatias de pão para formar uma crostinha.
"Esse é o prato que eu faço quando estou com fome e com muita preguiça. Ou muita ressaca. Um queijo quente bem especial, com queijo por dentro e por fora e muitos tomatinhos suculentos. É simples e é maravilhoso".
Abaixo, confira a receita completa e reproduza ao seu modo, com seu pão e queijo favoritos — só não vale se esquecer dos tomatinhos, tá bem?
Fotos "de verdade"
Com muita ou pouca produção, o craque consegue deixar todo mundo com água na boca ao retratar a elaboração de receitas como sanduíche de ovo ao estilo asiático, cookie, bolo salgado, granola...
Decidi voltar para experimentar outras linguagens de fotografia. Estou usando mais cor, mais flash... Antes era tudo bem natural, queria retratar a verdade da cozinha".
"Gosto de registrar cada etapa da receita porque acho lindo a estética do processo, ver a massa crua, um ovo quebrado, a transformação dos ingredientes... Além disso, acho que ajuda muito como uma parte didática. O leitor sabe o que deveria estar acontecendo em cada momento do passo a passo".
E quem acha que isso é simples, está enganado. Não basta acertar a receita. É preciso parar de cozinhar de tempos em tempos para clicar os pontos mais significativos. "Acho que tudo pode ser bonito. É 'só' enxergar com o ângulo certo e a luz certa", diz, com modéstia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.