Quais os aeroportos mais seguros do mundo contra a covid-19? Veja destaques
A Skytrax é a entidade responsável por realizar o que muitos consideram o Oscar da aviação comercial: o prêmio World Airline Awards , que, anualmente, é entregue às melhores companhias aéreas do globo.
Durante a pandemia, a organização começou a desenvolver um novo ranking: o COVID-19 Airport Rating, que está classificando os aeroportos mais seguros do mundo em relação ao combate ao coronavírus.
"Estamos visitando fisicamente e inspecionando os aeroportos para determinar o quão efetivos são seus procedimentos para enfrentar a covid-19", conta Edward Plaisted, CEO da Skytrax.
Para avaliar estes locais, a entidade criou um sistema de classificação por estrelas.
Segundo a Skytrax, ganham a maior avaliação (cinco estrelas) os aeroportos donos "dos melhores sistemas de limpeza e monitoramento da higiene de seus espaços. Além de terem aparência de limpos, estes locais realizam trabalhos excepcionais de desinfecção de sua estrutura".
Os aeroportos com quatro estrelas também possuem "alguns dos melhores protocolos de limpeza e monitoramento da higiene de seus espaços, mas cuja aplicação pode ter inconsistências", informa a Skytrax.
"Já aeroportos com três estrelas não colocam em prática seus bons protocolos de limpeza e higienização de maneira regular e consistente. E os de duas estrelas [a menor avaliação do ranking] possuem sistemas de limpeza e higienização inadequados e/ou inconsistentes".
Para montar seu ranking, a Skytrax também está levando em conta pontos como a efetividade das normas de distanciamento social nos terminais, da obrigatoriedade do uso de máscaras e a disponibilidade de desinfetantes para as mãos de passageiros e funcionários.
Cinco estrelas para Fiumicino
A Skytrax começou a realizar suas avaliações há pouco tempo — e, até o momento, quase todos os aeroportos que aparecem no ranking são europeus (aeroportos da América do Norte e do Sul, por exemplo, só serão inspecionados a partir de dezembro).
Mas a ação já trouxe resultados interessantes. Por enquanto, o único local com cinco estrelas é o aeroporto de Fiumicino, que serve Roma.
Este polo de viagens aéreas da Itália adotou medidas ostensivas para diminuir o risco de disseminação do coronavírus em seus ambientes.
Uma delas foi equipar funcionários com o que eles chamam de smart helmets, capacetes tecnológicos que mostram a temperatura dos passageiros que circulam pelo local e ajudam a identificar pessoas que possam ter covid-19.
Outros tipos de scanners térmicos já haviam sido espalhados por diversas áreas de Fiumicino em fevereiro deste ano (quando a Organização Mundial da Saúde nem havia declarado pandemia). Um dos modelos consegue medir, simultaneamente e de maneira extremamente rápida, a temperatura de até 16 pessoas.
Além disso, o aeroporto ganhou estruturas com informações sobre prevenção à covid-19, mais de 200 dispensers de desinfetantes para as mãos e muitas marcações no chão e nos assentos para manter o distanciamento entre os passageiros (estes últimos dois pontos foram classificados como excelentes pela Skytrax).
Segundo a administração local, equipes de limpeza higienizam constantemente o chão e as superfícies mais tocadas pelos viajantes, como carrinhos de bagagem.
Quatro estrelas na Alemanha
A Alemanha é, por enquanto, o país com mais aeroportos com quatro estrelas no ranking da Skytrax. São eles os de Frankfurt, Hamburgo e Düsseldorf.
Em Frankfurt, a Skytrax deu alta avaliação para as estruturas para a realização de testes de covid-19, o sistema de marcações no chão e nos assentos para manter o distanciamento entre passageiros e a limpeza de áreas públicas. Recebeu nota baixa, por exemplo, a pouca disponibilidade de desinfetantes para as mãos.
Já o aeroporto de Düsseldorf ganhou boa avaliação, por exemplo, na limpeza de suas áreas públicas e em suas normas de distanciamento social, mas teve baixa nota em quesitos como disponibilidade de desinfetantes para as mãos e a higienização dos banheiros.
O Aeroporto Internacional de Atenas e o Milão-Malpensa, que serve Milão, também ganharam quatro estrelas.
Três estrelas para Heathrow
Chama a atenção o fato de Heathrow, que serve Londres e é um dos mais importantes aeroportos do mundo, ter recebido apenas três estrelas no ranking da Skytrax.
A entidade deu baixa avaliação para quesitos como monitoramento da limpeza em áreas públicas do aeroporto, as marcações para distanciamento dos passageiros e os procedimentos para exigir que os passageiros cumpram este distanciamento social.
Ganharam uma boa nota, porém, a disponibilidade de desinfetantes para as mãos, os procedimentos de aferição de temperatura dos viajantes e a exigência de uso de máscara por parte dos viajantes.
Em comunicado enviado a Nossa, o aeroporto de Heathrow informa que "sempre trabalhará pela segurança de passageiros e funcionários. Estamos revisando os resultados da pesquisa da Skytrax para saber quais próximos passos podemos tomar. Uma das nossas próximas ações de vulto será um novo procedimento para verificar a saúde dos passageiros. Estamos trabalhando com o governo britânico para estabelecer este procedimento".
Também receberam três estrelas locais como os aeroportos de Málaga-Costa del Sol (na Espanha), Nice Côte d'Azur (na França) e Sabiha Gökçen (Turquia).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.