Pesto vai além do macarrão: veja sete receitas para variar o uso do molho
De origem italiana, mais especificamente de Gênova, na Ligúria, o molho pesto é composto originalmente de manjericão, pinole, alho, sal, queijo pecorino, azeite, e pimenta.
Uma de suas principais qualidades é a versatilidade. Tanto os ingredientes da fórmula quanto o uso podem ser adaptados sem que a essência do preparo se perca.
Selecionamos sete pratos que exemplificam como o molho pode enriquecer receitas que vão muito além do macarrão.
Em carnes
Cansou de molho de mostarda? O pesto cai muito bem como acompanhamento de carne de porco e frango. O manjericão, que compõe a receita tradicional, pode ainda ser trocado substituído por outros verdinhos como hortelã e até aqueles talinhos de agrião ou rúcula que iam acabar indo para o lixo.
No sanduba
Como qualquer molho, o pesto pode cumprir uma função importante nos sanduíches: levar umidade. Mas vale prestar atenção no que mais vai colocar entre duas fatias de pão para não perder o equilíbrio. Diferente da maionese, que está acostumada a ser só mais um elemento, o pesto tem presença marcante.
No topo
Que o molho pesto é fácil e saboroso a gente já sabe. Ele ainda se destaca por outra característica: a beleza. Se lembra como sua cor verde dá um charme a mais para a clássica salada caprese? Pois bem, não se acanhe em deixá-lo à vista do comensal. Use-o para coroar pedidas como brusqueta e cremes ou sopas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.