Como desenformar bolo sem quebrar: confeiteiras ensinam a forma certa
Uma das coisas mais prazerosas é comer um bolo feito em casa pelas nossas próprias mãos.
Aqui em Nossa já demos dicas para não errar a receita do começo ao fim, mas uma etapa é, especialmente, de botar pavor em qualquer cozinheiro: a hora de desenformar.
Todo o esforço do preparo pode não valer de nada se o bolo quebrar, afundar ou ficar preso na forma.
O Instagram "Chefs na Quarentena", que reúne as mais hilárias derrapadas das pessoas na cozinha durante o isolamento social, está aí para provar que não saber desenformar um bolo direito pode destruir completamente a receita.
Untar é preciso
Para não correr o risco de fazer um bolo como os das fotos acima, o primeiro passo é aprender a untar a forma. Segundo a confeiteira Nathalia Gonçalves, do restaurante e café Charco, tanto manteiga, quanto óleo desempenham bem esse papel.
Renata Frioli, à frente da casa de bolos caseiros Bolo à Toa, prefere usar margarina e defende o uso do pincel no lugar do papel absorvente para garantir que todos os cantinhos da superfície sejam preenchidos com a gordura.
Formas decoradas são mais difíceis de usar e por isso necessitam de um spray desmoldante, que pode ser encontrado em lojas especializadas.
Atenção à forma
Outra questão importante é usar uma forma de tamanho apropriado para a quantidade de massa de bolo. Nathalia explica:
Além de ter chances de transbordar, o bolo provavelmente não vai assar corretamente no centro e poderá quebrar na hora de desenformar".
Também vale prestar atenção na condição da forma. Se está tortinha ou com marcas, pode ser que isso apareça no resultado final do bolo.
A pressa é inimiga da perfeição
A vontade de descobrir se o bolo deu certo, se ficou gostoso ou se vai agradar os outros faz parte do processo. Segundo Renata, todos esses pensamentos não podem, no entanto, influenciar na execução do bolo.
Tem que ter calma. Aquela coisa de fazer bolo correndo para servir na hora, só se for para deixar na assadeira mesmo. Mas se precisar desenformar, tem que ter paciência. Não pode estar quente".
O motivo da espera tem lógica: um bolo morno ou frio ganha está mais estruturado e 'sólido' do que um quente. Por isso, a chance de tudo correr bem é muito maior.
"É melhor para manusear", diz Nathalia, que aconselha o usar espátula no lugar das mãos para tirar da forma bolos maiores.
A exceção em relação à temperatura é para bolos que levam calda caramelada, como o de banana. Para evitar que o açúcar grude, a técnica é oposta: desenformar quente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.