Destinos próximos a capitais são opção para viajar e fugir de aglomerações
Nesta pandemia, muitas pessoas ainda estão evitando fazer viagens longas, pegar meios de transporte coletivos e turistar em lugares muvucados.
Para os brasileiros que se enquadram neste perfil, há a opção de realizar jornadas para locais próximos às grandes capitais, com muito terreno ao ar livre, espaço para evitar contato próximo com outras pessoas e que podem ser visitados facilmente com um veículo particular.
A seguir, conheça destinos localizados dentro ou à curta e média distância de nove das maiores regiões metropolitanas do Brasil.
Estrada Velha de Santos (São Paulo)
Capital próxima: São Paulo (SP)
Distância: Aproximadamente 35 quilômetros do centro de São Paulo
Atrativos: Caminhada ao ar livre no meio de muita natureza. É isso o que propicia um passeio pela rodovia que já foi a principal via de acesso do planalto paulista ao litoral, mas que, hoje, está fechada para carros.
Seu trajeto asfaltado, que serpenteia entre lindos trechos de mata Atlântica e oferece vista panorâmica para a Baixada Santista, pode ser percorrido a pé por turistas, em andanças que duram, em média, cinco horas.
No caminho, além de muito verde, é possível admirar construções como o Rancho da Maioridade e o Padrão do Lorena (imponentes edificações de pedra decoradas com painéis de azulejo que contam a aventura que foi o desbravamento da Serra do Mar).
O acesso à Estrada Velha de Santos pode ser feito com carro no km 42 da Estrada Caminho do Mar (SP-148), em São Bernardo do Campo. A visita é paga, guiada e deve ser agendada neste site: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/nucleos/caminhos-do-mar/sobre/
Parque Estadual da Serra da Tiririca (Rio de Janeiro)
Capital próxima: Rio de Janeiro
Distância: Aproximadamente 35 quilômetros do centro do Rio
Atrativos: Fica entre Niterói e Maricá, com acesso na área da linda praia de Itacoatiara. Tem trilhas que oferecem vista privilegiada do litoral que cerca a cidade do Rio de Janeiro, além de abrigar áreas com mata Atlântica, restingas, costões rochosos, mangues e uma fauna com mais de 150 espécies de aves e diversos anfíbios, répteis e outros animais de pequeno tamanho (como o filhote de cuíca visto na foto).
Hoje, estão as abertas as trilhas da Enseada do Bananal e Costão de Itacoatiara. Agendamentos de visitas são feitos neste site: www.sympla.com.br/PESET
Vale do Paraopeba (Minas Gerais)
Capital próxima: Belo Horizonte (MG)
Distância: Aproximadamente 50 quilômetros
Atrativos: Região verde e montanhosa que abriga cidades históricas e lindas estradas. Pode ser conhecida de carro em uma viagem bate e volta desde Belo Horizonte.
No trajeto, vale a pena dirigir até Piedade do Paraopeba (onde se destaca uma igreja erguida por missionários jesuítas no começo do século 18) e o município de Moeda, que abriga uma fotogênica estação ferroviária inaugurada em 1919 (e que é digna de um filme de época). E um dos pontos altos do passeio será conduzir o carro pelas estradas da região, cercadas pela bela Serra da Moeda.
(Distrito Federal)
Localização: Brasília
Distância: Aproximadamente 10 quilômetros do centro de Brasília
Atrativos: Está em processo de reabertura desde o último mês de junho (após ficar fechado por causa da pandemia) e, hoje, é uma ótima opção de passeio ao ar livre na natureza para quem vive na capital federal e arredores.
Neste momento, por exemplo, é possível realizar, no local, a Trilha Cristal Água, com cerca de 5 quilômetros de extensão. Durante a caminhada, os turistas podem admirar diversas espécies nativas da fauna e flora do cerrado, além de curtir o ambiente pacífico do córrego Cristal Água. Antes da visita, verifique no site (www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/213-parque-nacional-de-brasilia.html) como está o funcionamento do parque (que pode ser alterado pela pandemia).
Bento Gonçalves (RS)
Capital próxima: Porto Alegre
Distância: Aproximadamente 130 quilômetros
Atrativos: Alugue um imóvel em alguma área tranquila da cidade ou arredores (há ótimas residências isoladas no Airbnb ou Vrbo) e, de carro, explore as paisagens repletas de vinícolas que existem no município e região. As estradinhas locais cruzam áreas repletas de colinas, sobre as quais ondulam vinhedos.
Um dos destaques do destino é o roteiro Caminhos de Pedra, via pontuada por pitorescas casas de madeira e pedra da época da imigração italiana. Já no Vale do Rio das Antas, é possível dirigir por uma rota que passa pela linda ponte Ernesto Dornelles e oferece mirantes para o rio das Antas. E, no trajeto, não faltarão vinícolas onde comprar os tradicionais vinhos da região.
Cabo de Santo Agostinho (PE)
Capital próxima: Recife (PE)
Distância: Aproximadamente 50 quilômetros
Atrativos: Algumas praias de Cabo de Santo Agostinho podem ficar bem lotadas em fins de semana e feriados - mas, com um carro, é possível explorar lindos lugares do balneário e arredores e, ao mesmo tempo, manter distanciamento social.
Merece uma visita, por exemplo, a Vila de Nazaré, local histórico com ruazinhas de areia, um largo adornado por uma cruz e a igreja de Nossa Senhora de Nazaré, erguida pelos portugueses no século 16 e situada ao lado das ruínas de um convento carmelita. A vila está em um dos lugares mais altos de Cabo de Santo Agostinho e, de lá, é possível admirar uma linda vista panorâmica do oceano Atlântico.
Para mais vistas incríveis, dirija-se até o mirante que fica ao lado da praia de Itapuama, de onde se descortina a vista de uma extensa faixa de areia protegida por coqueiros. Se não houver multidões, vale a pena dar um passeio nesta praia.
Lagoinha (CE)
Capital próxima: Fortaleza
Distância: Aproximadamente 110 quilômetros
Atrativos: O balneário de Lagoinha pode ficar cheio aos fins de semana e feriados, mas uma viagem de carro até lá tem tudo para render grandes fotos tiradas no meio do caminho. Isso porque, antes de chegar a Lagoinha, o turista irá passar perto de outros balneários como Cumbuco (onde, principalmente de agosto e dezembro, o céu fica colorido com praticantes de kitesurf) e Taíba.
E, ao atingir Lagoinha, é possível ir a um mirante que propicia visão panorâmica de uma das praias mais bonitas do Ceará.
Linha Verde (BA)
Capital próxima: Salvador
Distância: Aproximadamente 80 quilômetros (para ir até a Praia do Forte, início do percurso)
Atrativos: Recebeu o nome de Linha Verde o trecho da rodovia BA-099 que passa por uma parte lindíssima do litoral baiano, ao norte de Salvador. Muitos turistas costumam explorar o trajeto de carro a partir da Praia do Forte.
Seguindo em direção a Sergipe, a via passa junto a balneários como Imbassaí, Subaúma e Baixio. Trata-se de uma rota que coloca o turista em contato com cenários litorâneos paradisíacos e que, se realizada com veículo próprio, pode preservar o distanciamento de multidões. E, no trajeto, não faltam meios de hospedagem para quem não quiser fazer um bate e volta cansativo.
Estrada da Graciosa (PR)
Capital próxima: Curitiba
Distância: Aproximadamente 70 quilômetros
Atrativos: Inaugurada no século 19, a via serpenteia no meio de um lindo trecho da mata Atlântica e oferece mirantes onde é possível parar o carro e admirar a baía de Paranaguá.
Explore-a a bordo de um veículo por algumas horas e, depois, dirija pela cidade de Morretes, município histórico que fica na mesma área. A cidade é cheia de casarões coloridos e tem sua paisagem cortada pelo rio Nhundiaquara. Passeio bate e volta bem fácil desde Curitiba.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.