Como fazer o brioche perfeito: receita é ideal para padeiros de 1ª viagem
Parece uma espécie de "pão da riqueza" (que o diga Maria Antonieta), mas a verdade é que o brioche tem tudo para ser uma alternativa ao pãozinho nosso de cada dia.
Com massa fermentada, relativamente aerada, o brioche é da família da viennoiseries, ou seja, utiliza manteiga e ovos em grande quantidade, como explica o chef francês Pascal Abadie, da padaria artesanal francesa Jules L'art du Pain.
Ele é feito da mesma maneira que o pão, mas tem o aspecto mais fofo e um miolo filante, pois tem a adição extra de ovos e manteiga"
A cara da riqueza - mas para todos
O brioche nasceu no século 16 na região da Normandia (França), mas sua massa surgiu ainda na Idade Média, em que se faziam bolos semelhantes aos brioches atuais. E tem até variações de região para região - o da Jules, por exemplo, é conhecido como Nanterre, e é assado em forma retangular.
A receita ganhou notoriedade pela frase atribuída a Maria Antonieta - "Se não têm pão, comam brioches" -, mas a verdade é que não tem grandes mistérios para quem não é da nobreza reproduzir em casa.
"O brioche é um produto que não necessita tanto material quanto outras receitas e não demanda muitas técnicas de manuseio e modelagem", conta Pascal.
Segredo do sucesso
Ainda não está confiante para entrar na "paõdemia" com esse toque francês? O chef entrega algumas boas dicas para não fazer feio:
O segredo é não esquentar a massa, batendo lentamente e adicionando ovos na primeira etapa e manteiga na segunda etapa".
Existem milhares de formas e modelagens que podem ser feitos, como o brioche de pão de hambúrguer. No entanto, tem outras receitas que podem ser produzidas a partir do brioche, como por exemplo, o pain perdu (nossa famosa rabanada) e bostok, que é feito com brioche, xarope e um creme frangipane com amêndoas laminadas.
Para o pain perdu, por exemplo, basta colocar a fatia de brioche Nanterre dentro de uma mistura 50% ovos 50% leite, deixar impregnar o brioche, assar na frigideira com manteiga e óleo e cobrir de açúcar (e canela, para quem aprecia).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.