Vinho vai bem com sobremesas e sorvetes: experimente combinações deliciosas
Embora muita gente seja apaixonada tanto por vinho quando por sorvete, não é tão comum vermos os dois produtos ocupando uma mesma mesa.
Assim como outros doces, há, sim, a possibilidade de combinar ambos os sabores de modo a somar para a experiência, e ainda acrescentando uma outra sobremesa para completar.
As sommelières da Wine.com.br, Paula Daidone e Cibele Siqueira, explicam como. Confira alguns exemplos:
Sorvete de banana
com crumble de maçã
Para essa combinação, que costuma ser leve, vai bem um espumante Moscatel. É interessante ter notas de frutas, como exemplares tropicais e cítricos. "A combinação doce e frutada da bebida produz um gosto inigualável ao gelado".
Sorvete de creme
com petit gâteau
Um vinho de sobremesa branco é ideal para harmonizar com essa receita. Geralmente é intenso, e pode ter notas de mel e sabores como ameixas, damasco e pêssego em calda. Prefira os rótulos de sabor persistente e doce, que ficam bem com a calda quente de chocolate servida no doce.
Sorvete de baunilha
com churros
Para a sobremesa, a sugestão é um vinho branco de uvas como Chardonnay, que possui alta acidez para neutralizar a fritura. Melhor ainda é se o rótulo tiver notas de baunilha, de modo a formar uma harmonização por semelhança com o sabor do sorvete.
Sorvete
com salada de frutas vermelhas
Um vinho rosé com notas de frutas vermelhas combina com salada de frutas e sorvete. O ideal é buscar por uma opção frutada, leve, fresca e, de preferência, com doçura média para garantir o equilíbrio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.