Tênis com "dedinhos" traz sensação de andar descalço sem medo de ser "feio"
Em mais uma sacada que foge aos padrões estéticos, a Balenciaga anunciou colaboração da grife com a Vibram para mostrar que os sneakers feios, sucesso nos pés dos famosos nos últimos tempos, podem ser ainda mais caóticos. No melhor dos sentidos.
O Toe Lace-Up divide os dedos de quem os calça. Ou seja, é como vestir uma meia com armadura para os pés.
Apresentado no desfile da coleção de outono/inverno, em fevereiro deste ano, o tênis é vendido por US$ 1,2 mil (aproximadamente R$ 6,7 mil) e vem ao encontro do que se discute sobre o conforto da moda pós-pandemia e sustentabilidade, já que sua malha toda feita a partir de material reciclado.
Não dá para deixar de mencionar também o salto de suspensão na parte traseira do pé, que substitui as molas tradicionais como se fosse um equipamento de projeção para saltos de alta projeção.
Pioneira em ser "feia"
Comandada pela visão artística de Demna Gvasalia, a Balenciaga foi quem trouxe o "dad sneakers" de volta à moda.
Apresentado pela primeira vez como parte da coleção outono/inverno 2017 da Balenciaga em Paris, o Triple S imediatamente gerou grande repercussão nas redes sociais e aclamação da crítica por sua abordagem robusta e volumosa do "tênis de pai".
Feito de malha e couro, sua silhueta é definida em solas pretas, brancas e vermelhas. A forma de empilhamento triplo é baseada em moldes retirados de tênis de corrida e basquete. Cordões grossos, logomarca e desgaste intencional completam o design.
O feio então virou bonito e, ainda além, tendência, quando o sapato começou a aparecer nos pés dos principais nomes da moda internacional, como Bella Hadid, Pharrell Williams, James Harden.
"O design Triple S abriu um precedente para uma onda de formatos de tênis 'feios' que se seguiram", comenta o stylist João Ribeiro a Nossa.
Em lista publicada pelo The Lyst Index, que faz a pesquisa no mercado da moda, a peça foi a 3ª mais cobiçada de 2018.
Será que agora é a vez do Toe Lace-Up?
Por que a parceria com a Vibram é importante?
A colaboração entre a Balenciaga e a VIbram parece vir no momento certo, quando estética e bem-estar se fundem para criar o tão falado "futuro da moda".
A Vibram é uma marca de sapatos de borracha que apresentou ao mundo os famosos calçados que se moldam aos "dedos do pé" em 2004: o Fivefingers.
A intenção desse design, segundo a marca, é oferecer a sensação de andar descalço e a "liberdade para se contorcer" sem maiores dificuldades.
"É, no mínimo, curiosa a fusão entre uma grife de alta-costura com uma marca de solados de borracha para fins esportivos", complementa o stylist João. "Acredito que seja isso que torna a moda ainda mais interessante".
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