Topo

Tênis com "dedinhos" traz sensação de andar descalço sem medo de ser "feio"

Toe Lace-Up marca parceria entre a Balenciaga e a VIbram para promover um novo segmento para os tênis - Divulgação
Toe Lace-Up marca parceria entre a Balenciaga e a VIbram para promover um novo segmento para os tênis Imagem: Divulgação

Gustavo Frank

De Nossa

23/10/2020 04h00

Em mais uma sacada que foge aos padrões estéticos, a Balenciaga anunciou colaboração da grife com a Vibram para mostrar que os sneakers feios, sucesso nos pés dos famosos nos últimos tempos, podem ser ainda mais caóticos. No melhor dos sentidos.

O Toe Lace-Up divide os dedos de quem os calça. Ou seja, é como vestir uma meia com armadura para os pés.

Apresentado no desfile da coleção de outono/inverno, em fevereiro deste ano, o tênis é vendido por US$ 1,2 mil (aproximadamente R$ 6,7 mil) e vem ao encontro do que se discute sobre o conforto da moda pós-pandemia e sustentabilidade, já que sua malha toda feita a partir de material reciclado.

Não dá para deixar de mencionar também o salto de suspensão na parte traseira do pé, que substitui as molas tradicionais como se fosse um equipamento de projeção para saltos de alta projeção.

Pioneira em ser "feia"

Triple S | Balenciaga - Getty Images - Getty Images
Triple S | Balenciaga
Imagem: Getty Images

Comandada pela visão artística de Demna Gvasalia, a Balenciaga foi quem trouxe o "dad sneakers" de volta à moda.

Apresentado pela primeira vez como parte da coleção outono/inverno 2017 da Balenciaga em Paris, o Triple S imediatamente gerou grande repercussão nas redes sociais e aclamação da crítica por sua abordagem robusta e volumosa do "tênis de pai".

Triple S | Balenciaga - Divulgação - Divulgação
Triple S | Balenciaga
Imagem: Divulgação

Feito de malha e couro, sua silhueta é definida em solas pretas, brancas e vermelhas. A forma de empilhamento triplo é baseada em moldes retirados de tênis de corrida e basquete. Cordões grossos, logomarca e desgaste intencional completam o design.

O feio então virou bonito e, ainda além, tendência, quando o sapato começou a aparecer nos pés dos principais nomes da moda internacional, como Bella Hadid, Pharrell Williams, James Harden.

"O design Triple S abriu um precedente para uma onda de formatos de tênis 'feios' que se seguiram", comenta o stylist João Ribeiro a Nossa.

Em lista publicada pelo The Lyst Index, que faz a pesquisa no mercado da moda, a peça foi a 3ª mais cobiçada de 2018.

Será que agora é a vez do Toe Lace-Up?

Por que a parceria com a Vibram é importante?

Fivefingers | VIbram - Divulgação - Divulgação
Fivefingers | VIbram
Imagem: Divulgação

A colaboração entre a Balenciaga e a VIbram parece vir no momento certo, quando estética e bem-estar se fundem para criar o tão falado "futuro da moda".

A Vibram é uma marca de sapatos de borracha que apresentou ao mundo os famosos calçados que se moldam aos "dedos do pé" em 2004: o Fivefingers.

A intenção desse design, segundo a marca, é oferecer a sensação de andar descalço e a "liberdade para se contorcer" sem maiores dificuldades.

"É, no mínimo, curiosa a fusão entre uma grife de alta-costura com uma marca de solados de borracha para fins esportivos", complementa o stylist João. "Acredito que seja isso que torna a moda ainda mais interessante".