Peperômia: por que essa planta deve ser sua próxima aquisição para a casa?
A samambaia já tem o lugar garantido em muitas casas. A jiboia cresce cada vez mais. Agora, é a vez de conhecer a peperômia, que tem tudo para ganhar ainda mais espaço na decoração.
De fácil cuidado e de crescimento rápido e vigoroso, a espécie possui mais de mil variedades, embora a mais conhecida e integrada aos lares seja a peperômia filodendro, que possui folhagem pendente verde e branca.
"Ela é realmente uma planta muito procurada por conta dessas características e em consequência dos trabalhos com linguagem de jardins tropicais estarem em moda", conta o consultor Marcelo Faisal do Viveiro Santa Cruz, que trabalha também como arquiteto, agrônomo e paisagista.
As vantagens, na opinião do profissional, são o volume, a cor a a baixíssima manutenção: "Elas trazem cor e alegria para o ambiente", acrescenta.
Adotando um peperômia: luz, água e replantio
Regar
Por ser uma planta facilmente adaptável ao ambiente, os cuidados não são os mais difíceis: regá-las três vezes por semana já é o bastante.
"A peperômia reserva muita água nas folhas e nos troncos", conta Marcelo Frasal. "A planta pode ficar muitos dias sem molhar que resiste".
Para os que decidirem deixá-la pendurada, como é a predileção de muitos, o paisagista reserva uma dica:
"É possível manter o vaso com água no prato embaixo", aconselha.
Por capilaridade, ela vai sugando a água conforme for preciso, dependendo da demanda".
Luz
Agora, com os aprendizados sobre a quantidade de água que ela deve receber, é hora de se atentar à luz que vai receber.
A peperômia é considerada uma planta de meia-luz, ou seja, um pouco de luz é sempre bem-vindo, mas exagerar não. Evite colocá-las em um lugar na casa em que o sol bate a maior parte do dia.
"A luz do sol pode, na medida certa, fazer com que as folhas mudem de cor", destaca Marcelo. "No entanto, quando é muito direto pode acabar prejudicando a folhagem".
Plantio
Já tem a sua peperômia em casa e quer ainda mais? Ou ainda melhor, presentear um amigo ou um familiar com a mesma geração?
Não é difícil: para fazer o replantio, basta um ramo para que ela cresça em um novo vaso, que deve ter os cuidados de adubação e a luz, como citados acima.
"A fácil manutenção dela também ajuda na hora de replantar. Basta seguir os mesmos princípios da sua planta adulta", conclui Marcelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.