"Very nice": Cazaquistão usa bordão de Borat para divulgar turismo
Sucesso de bilheteria em 2006, o filme "Borat" trouxe ao mundo uma visão cômica - e trágica - do país de origem do personagem, o Cazaquistão.
Com o segundo filme lançado recentemente, ao invés de atacar a imagem enfatizada no filme (a de um país miserável e parado no tempo), o governo local decidiu usar o jargão "Very nice" ("muito agradável", em inglês) para promover seu turismo.
Ao "Huffington Post", o chefe da promoção de turismo local, Kairat Sadvakassov, disse que adotar a frase de Borat "oferece uma descrição perfeita do vasto potencial de turismo do Cazaquistão de modo ágil e memorável".
Há de se lembrar que a relação entre o humorista e o governo cazaque nunca foi das melhores: no lançamento do primeiro filme foram veiculadas propagandas oficiais do país em jornais americanos para rebater as ofensas veiculadas nas telonas.
"A natureza do Cazaquistão é muito agradável, a comida é muito agradável, e o povo - ao contrário do que as piadas de Borat apontam - é dos mais agradáveis do mundo", segue em comunicado oficial.
Segundo o "The New York Times", a ideia veio de Dennis Keen, um americano que fez intercâmbio no país e foi aluno de um professor cazaque na Universidade de Stanford.
Assista ao vídeo promocional:
Natureza e prédios
De fato, se engana quem acredita que a ficção criada pelo ator britânico Sacha Baron Cohen retrata com totalidade do ex-território soviético.
Dono de grandes reservas de petróleo, o Cazaquistão tem usado parte de sua renda para erguer prédios modernos e megalomaníacos em suas cidades e, além disso, exibe lindas paisagens naturais.
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