Topo

Cia aérea mais antiga do mundo já teve voo com 21 paradas e desfile a bordo

Tripulação da KLM em 1934. Companhia fez 100 anos em 2019 e é a mais antiga em operação no mundo - Divulgação/KLM
Tripulação da KLM em 1934. Companhia fez 100 anos em 2019 e é a mais antiga em operação no mundo
Imagem: Divulgação/KLM

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

04/11/2020 04h00

Fundada na Holanda em outubro de 1919, a KLM é a companhia aérea em atividade mais antiga do mundo. A empresa sobreviveu à crise de 1929 e à Segunda Guerra Mundial, acompanhou os inúmeros avanços tecnológicos da aviação no século 20, foi duramente impactada pela pandemia e, atualmente, voa para mais de 150 destinos ao redor do globo, incluindo o Brasil.

Ao longo desta trajetória de mais de 100 anos, não faltam curiosidades sobre a empresa e suas operações.

Sigla difícil

Para quem não fala holandês, a sigla KLM pode ser impronunciável: significa Koninklijke Luchtvaart Maatschappij, nome que pode ser traduzido como Companhia Aérea Real Holandesa.

Avião alugado

O primeiro voo operado pela companhia foi realizado em 1920 com um avião alugado. A viagem partiu de Londres e teve como destino o aeroporto de Schiphol, que serve Amsterdã. A bordo, havia dois jornalistas, uma carta do prefeito de Londres ao seu homólogo de Amsterdã e uma pilha de jornais.

Avião da KLM em 1921, dois anos depois da fundação da companhia aérea - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Avião da KLM em 1921, dois anos depois da fundação da companhia aérea
Imagem: Divulgação/KLM

Voo com 21 paradas

Uma das principais razões da criação da KLM foi tornar as colônias holandesas mais acessíveis. Em 1924, por exemplo, a empresa faz sua primeira viagem entre Amsterdã e Batávia (hoje a cidade de Jacarta, na Indonésia, que, à época, estava sob domínio holandês).

Com a presença apenas de tripulantes e carga, a jornada teve nada menos do que 21 paradas e durou 55 dias. Sua duração era para ter sido de 22 dias, mas dificuldades mudaram a agenda: a aeronave, por exemplo, teve que fazer um pouso de emergência na Bulgária, onde ficou cerca de um mês parada por problemas técnicos.

Ao longo dos anos, no entanto, o tempo da jornada entre Amsterdã e Batávia foi diminuindo. Em 1940, sua duração era de seis dias. Hoje, voar da Holanda para Jacarta pode durar menos de 14 horas.

Primeiro transporte de animal

Primeiro animal transportado pela KLM foi o boi Nico, em 1924 - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Primeiro animal transportado pela KLM foi o boi Nico, em 1924
Imagem: Divulgação/KLM

Também em 1924, a companhia realiza seu primeiro serviço de transporte de animais. A bordo do avião, leva um bovino reprodutor chamado Nico.

Engenheiro de voo atendendo passageiros

Interior de uma aeronave da KLM em 1932 - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Interior de uma aeronave da KLM em 1932
Imagem: Divulgação/KLM

Até a metade dos anos 1930, o serviço de bordo dos aviões da KLM ficava a cargo do engenheiro de voo. É nesta época que a companhia começa a empregar comissários para atender os passageiros durante as viagens aéreas.

Chegada ao Brasil

Chegada do primeiro voo na KLM ao Brasil, em 1946 - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Chegada do primeiro voo na KLM ao Brasil
Imagem: Divulgação/KLM
Chegada do primeiro voo no Brasil, em 1946  - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Chegada do primeiro voo ao Brasil, em 1946
Imagem: Divulgação/KLM

Após ficar praticamente inativa durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa começa a expandir suas rotas transatlânticas em 1946: o primeiro voo para o Brasil é realizado neste mesmo ano, aterrissando no Rio de Janeiro.

No ano seguinte, a KLM instala sua primeira loja no país, na rua Santa Luzia, no centro da capital fluminense.

Primeiro escritório da KLM no Rio de Janeiro - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Primeiro escritório da KLM no Rio de Janeiro
Imagem: Divulgação/KLM
Anúncio dos voos da KLM no Brasil - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Anúncio dos voos da KLM no Brasil
Imagem: Divulgação/KLM

Sobrevivência no Polo Norte

Em 1958, a KLM começa a voar entre Amsterdã e Tóquio via Polo Norte. Trata-se de uma rota mais rápida para chegar ao Japão, mas que exige cuidados próprios: os aviões decolam equipados com trajes de sobrevivência capazes de proteger os passageiros e tripulantes do clima polar, no caso de um pouso forçado na região.

Imagens históricas da KLM

Voos gratuitos

Nos anos 1960, a NLM Cityhopper (companhia aérea de voos regionais subsidiária da KLM) começa a levar grupos de pessoas para voar gratuitamente na Holanda. O objetivo destas excursões aéreas é familiarizar as pessoas com o voo e, assim, conquistar novos passageiros.

Chegada do 747...

Nos anos 1970, a companhia começa utilizar os enormes Boeings 747, que seriam usados, por exemplo, em rotas para Nova York. O primeiro modelo adquirido pela empresa podia transportar mais de 350 passageiros. Até aquele momento, a maior aeronave da KLM (o DC-8) conseguia levar, no máximo, 175 passageiros.

Boeing 747 no transporte de cargas  - Marco Spuyman - Marco Spuyman
Boeing 747 no transporte de cargas
Imagem: Marco Spuyman

...e sua aposentadoria

Durante a pandemia, a KLM anunciou que anteciparia a aposentadoria de seus 747, que estava prevista para 2021. Durante a crise da covid-19, entretanto, a empresa começou a usar alguns destes aviões para o transporte de itens sanitários (que incluiu mais de 85 milhões de máscaras faciais).

Concerto dentro do avião

Em 2019, membros da Orquestra Real Concertgebouw, da Holanda, realizaram uma performance musical dentro da estrutura de um dos Boeings 747-400 da KLM. A inusitada ação teve como objetivo promover a turnê que o grupo iria fazer naquele ano pelos Estados Unidos.

Desfile de moda no ar

No ano passado, comissárias de bordo da KLM realizaram um desfile de moda dentro de um dos aviões da companhia, em pleno voo entre Amsterdã e Nova York. Elas percorreram os corredores da aeronave exibindo, para os passageiros, uniformes históricos, como os utilizados nos anos 50, 60 e 70.

Sobrevivência à pandemia

Como consequência da crise gerada pelo coronavírus, a KLM teve uma queda de 95% no número de passageiros no segundo trimestre deste ano. Com isso, seu faturamento caiu quase pela metade nos primeiros seis meses de 2020, em comparação com o mesmo período em 2019.

Aeronave da KLM - Divulgação/KLM - Divulgação/KLM
Aeronave da KLM
Imagem: Divulgação/KLM

Hoje, com a gradual retomada de operações, a companhia está voando para 152 destinos do mundo.