Plantas e feminilidade dão leveza e força a apê antigo de modelo
O apê antigo, num prédio de três andares no centro de São Paulo, parecia estar à espera de Pâmela Alves. Há mais ou menos dois anos, em busca de um novo lar, ela se deparou com a placa na fachada amarela e azul. O negócio foi rapidamente fechado e em poucos dias ela e um amigo - que já não mora mais com ela - dividiam o apê de 90 m².
Pé-direito alto, muita luz natural e cozinha americana logo se reverteram em um trio de sucesso para Pan, que é modelo e fotógrafa. "Na pandemia, inclusive, fiz muitas fotos para marcas. Recebia as peças e fazia autorretratos no apartamento", conta. No instagram @panalves há várias delas, que exalam liberdade, feminilidade, força e leveza.
Trabalho bastante de casa e quero que seja um lugar muito confortável, cheio de paz, muito harmônico."
Plantas e figuras femininas
No apê da Pan, portas e janelas antiguinhas são celebradas em uma estética que valoriza outros tempos. No décor predominam coisas que custaram pouco e que refletem seu lado feminista em ilustrações e mensagens na cozinha, no banheiro e onde mais couber. "Só entra aqui o que tem muito a ver comigo", diz Pan.
De uma pessoa que ia se mudar de país surgiram oportunidades únicas, pela internet mesmo. "O sofá retrátil, que é ótimo, custou R$ 400", diz ela, com ar de vitoriosa. Outras coisas vieram de e-commerces menos conhecidos. "É onde os preços são melhores."
Outro trunfo? Encher a casa de plantas e deixar áreas livres para circular. "Para mim, é importante estar em um lugar que tenha espaço para respirar e transitar. Tem plantas em todo lugar. Uma acumulação mesmo, porque elas trazem um bem-estar incrível." Abaixo, ela dá mais dicas para quem quer um lar com identidade e leveza, sem gastar fortuna.
Dicas da Pan para dar uma cara nova ao apê
- Busque bazares ou família-vende-tudo. "Você encontra oportunidades ótimas. As coisas que não estão tão bonitas podem ser restauradas. Antiquários também rendem, porque conseguimos passar tinta ou massa e deixar a peça do seu jeito.";
- Tenha sempre referências de decoração. "No Pinterest ou no instagram, vivo cercada de referências visuais que me ajudam a decorar.";
- Aposte no verde. "As plantas decoram de um jeito muito legal a casa, com volume, cor, vida.";
- Não tenha preconceitos com sites mais alternativos. Pan garimpa até na internet, em sites que não são e-commerces gigantes, e consegue preços ótimos;
- Ande pelas ruas. Ela encontrou dois banquinhos que parecem caros e custaram R$ 60, vendidos na calçada por um senhor. "É questão de garimpar. Às vezes é preciso sair da internet e andar no centro da cidade para encontrar essas coisas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.