Decoração empoderada: artista cria quadros e objetos sobre força feminina
Jamile Sayão
Basta uma frase potente, inspiradora, guiada pelo universo feminino ser soprada aos ouvidos da designer Jamile Sayão para que ela pegue os pincéis e as tintas de aquarela e comece a desenhar. Imagem pronta, é hora de digitalizar e aí sim: quadros, porcelanas, lenços, pareôs e cangas tornam-se recados para as mulheres terem sempre por perto para se lembrarem de seu poder.
Aos 46 anos, a designer fez um longo caminho até encontrar sua arte. Atualmente mora em São Paulo, mas habitou em Nova York, onde, formada em fotografia, passou a retratar cafés da cidade.
Depois, mudou-se para o México, onde entendeu que a estrada que trilharia era a da ilustração. "Fiz uma brincadeira de interferir com tinta em retratos e uma hora saiu o desenho. Pronto, era o que queria", conta.
Lá, a coleção de quadros Minhas Meninas, com suas frases de acolhimento feminino aliadas a imagens de mulheres gigantes e sofisticadas, afloraram.
De volta ao Brasil há dois anos, Jamile percebeu que esses recados acolhedores eram importantes às mulheres — tanto em itens para a casa quanto para o corpo.
"Meu tema não é o feminismo. Falo de amor-próprio, de aceitação, de expressar uma verdade, aquela frase que precisamos ouvir, no meio de um dia frustrante e cansativo."
Gosto de ouvir as histórias por trás de cada mulher que se identifica com as Minhas Meninas. Muitas vezes me emociono com os relatos que elas me trazem. Trabalho com o que faz bem para a alma."
Em seu perfil do Instagram (@jamilesayao), as frases e o colorido vibrante inspiram liberdade e encorajamento. Aquela dose diária que nós, mulheres, precisamos ouvir e ver para ir mais longe.
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.