Os segredos do bolo de chocolate que virou sensação durante a pandemia
Além das tentativas de pão caseiro, os mais foodies publicaram, nesta pandemia, um bolo de chocolate que chamou a atenção. De massa compacta e escura, o bolo geométrico exibia uma larga camada de recheio de chocolate.
A cobertura, igualmente caprichada, parecia coroar o doce perfeitamente até que se via uma calda sedosa e brilhante escorrer pelo topo e pelas laterais, anunciando a umidade que seria encontrada na mordida. Tratava-se de um verdadeiro food porn — aquelas comidas que só de olhar a gente já fica babando.
A apetitosa obra é criação de Tássia Magalhães. Dona da casa de risotos Riso.e.ria e da Unno Masseria, a chef iniciou a produção porque uma amiga, e fã do bolo, fez uma encomenda para o seu aniversário.
Outras pessoas também começaram a pedir. Então, levei a coisa a sério e criei um formulário para concentrar a demanda".
Com os restaurantes parados, o jeito foi fazer a produção na cozinha do seu apartamento. As massas ficaram a cargo do namorado, Danyel Steinle. "Eu fiquei com o restante, inclusive a embalagem. Como a cozinha é pequena, a melhor forma de se organizar foi separar as tarefas".
Nas semanas de maior movimento, a dupla chegou a entregar 100 bolos. Parte deles foi até para o Rio de Janeiro. "Enfiei cinquenta unidades dentro do carro e fui entregar no Rio. Tenho muitos amigos lá".
Só quero chocolate
Embora tenha ar de novidade, a demanda por encomendas da guloseima vem de anos. "Mas como precisava dar atenção aos restaurantes, não tinha tempo".
O público conheceu o bolo no Pomodori, restaurante em São Paulo onde Tássia trabalhou por quase uma década — entrou estagiária e saiu chef.
Sou louca por bolo de chocolate. Um dia pedi para minha ex-sogra fazer um para mim e eu servi no Pomodori para alguns conhecidos. Fiz uma calda e todo mundo postou vídeo. Era o começo do Instagram e bombou".
A receita caseira da sogra foi ganhando refinamento e ainda mais chocolate. "A massa é bem fininha, um genoise [massa italiana sem fermento] de chocolate de aproximadamente 1 centímetro". Num bolo de dois quilos, a proporção, segundo ela, é de cerca de 200 gramas de massa para 1,8 kg de chocolate.
E como não fica enjoativo? A explicação está no próprio chocolate, que é de marca belga e tem 54% de cacau na composição, e no leite condensado utilizado no recheio. Em vez da lata industrializada, Tássia prepara uma versão caseira. "É um trabalho a mais, mas para mim faz bastante diferença".
Como se não bastasse, há duas opções de calda: caramelo com flor de sal e — adivinhem — chocolate. "Aquecidas, elas deixam o bolo ainda mais molhadinho". Para realçar os atributos, a cozinheira sugere levar uma fatia ao micro-ondas por 10 segundos antes de consumir.
Tamanho sucesso fez Tássia montar uma cozinha profissional para a produção dos bolos e lançar um e-commerce com entregas para todo o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.