Topo

Comida mais barata: 12 receitas que custam até R$ 10 por porção

Salada de macarrão com brócolis e maçã é uma opção boa e barata para uma entrada ou acompanhamento  - Divulgação
Salada de macarrão com brócolis e maçã é uma opção boa e barata para uma entrada ou acompanhamento
Imagem: Divulgação

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

16/11/2020 04h00

Quem disse que uma refeição bacana significa gastar mais do que o orçamento permite? Preparar um superalmoço ou jantar especial em casa pode ser bem mais barato do que sugere a aparência dos pratos à mesa.

Para quem duvida, selecionamos uma dúzia de opções, entre prato principal, acompanhamento e sobremesa, limitados a R$ 10 por porção, ou seja, levando em conta o custo total e o número de pessoas servidas. Algumas delas não chegam nem à metade desse valor.

A chef Thamy Nicoliche ajuda na tarefa, explicando o que faz dos pratos acessíveis. Também colabora Maria de Fátima Duarte Gonçalves, coordenadora e professora do curso de Gastronomia da São Judas, que dá dicas de como deixar a sugestão com preço ainda mais atrativo.

Prato principal

Tem preço bom por que? De modo geral, escondidinho é sempre receita acessível e que rende bastante. A mandioca é um alimento tipicamente brasileiro, disponível de norte a sul. Por não ter uma sazonalidade específica, é encontrada em abundância praticamente o ano inteiro, o que reflete no preço. Já a carne-seca, apesar de cara, tem rendimento alto - pelo sabor forte, basta uma quantidade moderada nos pratos. Além disso, a durabilidade é enorme.

Como deixar ainda mais barata: substituir a carne-seca por carnes mais baratas, como frango (peito, principalmente), acém e paleta, que também funcionam bem quando desfiadas. Para gratinar o prato, vale apostar na mussarela, um queijo mais barato, com resultado satisfatório.

Tem preço bom por que? Os ingredientes não são caros e, ainda, são facilmente encontrados. O arroz dobra de volume e faz qualquer receita render. Mesmo com seu valor mais alto ultimamente, ainda oferece um ótimo custo-benefício.

Como deixar ainda mais barata: a carne moída pode ser trocada por frango ou mesmo legumes da preferência, tornando-se opção vegetariana.

Tem preço bom por que? Os ingredientes são simples e encontrados facilmente, a bons preços. A grande sacada da receita é a forma da apresentação, acomodando tudo dentro da abóbora.

Como deixar ainda mais barata: como já é uma receita com produtos de preço em conta, há pouco a substituir. Uma das possibilidades, porém, é trocar os tomatinhos-pera por versões mais acessíveis, como tomate carmem ou débora, picado.

Tem preço bom por que? Os ingredientes são facilmente encontrados em qualquer supermercado, com preços competitivos. Tanto as massas secas quanto pré-cozidas podem ser usadas, o que permite escolher o tipo que apresentar o valor mais interessante.

Como deixar ainda mais barata: a massa pode ser feita em casa, exigindo apenas ovos e farinha de trigo (1 ovo para cada 100 g de farinha). Além disso, pode-se trocar o creme de leite por molho branco, inclusive caseiro.

Acompanhamento

Tem preço bom por que? O ingrediente mais caro é cornflake, que nada mais é do que o cereal matinal - no caso, sem açúcar. Isso, aliás, o torna ainda mais barato. Batata é o tubérculo mais popular, que não tem época certa: encontra-se em qualquer período e em qualquer lugar do país, com preço muito em conta.

Como deixar ainda mais barata: substituir os flakes por farinha de milho flocada.

Tem preço bom por que? O ingrediente principal é a couve-flor, encontrada facilmente em feiras livres ou supermercado - nesse caso, também em versão congelada. Por isso, há disponibilidade em qualquer época do ano, com preço atrativo.

Como deixar ainda mais barata: trocar a couve-flor por outro legume de preferência (abobrinha, abóbora, cenoura etc.) que esteja mais em conta no momento. Usar óleo no lugar de azeite.

Tem preço bom por que? O feijão-fradinho, hoje em dia, é fácil de ser encontrado e não é das variedades mais caras. Os ingredientes de preço mais alto - pimentões vermelhos e amarelos - são usados em pequenas quantidades, ou seja, não pesam muito no bolso. Também tem um custo-benefício a médio prazo, porque dura bastante tempo (até três dias).

Como deixar ainda mais barata: pode-se eliminar as uvas verdes. Para garantir o agridoce, a dica é acrescentar 1 colher de sobremesa de açúcar.

Tem preço bom por que? O item mais caro é a castanha-do-pará, que ainda é opcional. De resto, todos os ingredientes são acessíveis e combinam muito bem. Sem contar que rende bastante, porque o macarrão dobra e às vezes até triplica de volume.

Como deixar ainda mais barata: se fizer questão de algo crocante, substitua as castanhas por outra oleaginosa mais barata, como amendoim.

Sobremesa

Tem preço bom por que? Tanto cookies quanto sorvetes estão disponíveis nos supermercados em diferentes versões. Há os mais baratos e outros mais caros, o que permite selecionar os mais compatíveis com o bolso.

Como deixar ainda mais barata: o cookie pode ser feito em casa, pois é uma receita fácil, capaz de reduzir o valor da porção.

Tem preço bom por que? É uma receita que rende bastante. Além do mais, o ingrediente principal é leite condensado, mas pode-se escolher produto de qualquer marca (ou seja, o mais barato do momento), pois o resultado será o mesmo.

Como deixar ainda mais barata: trocar as gemas por ovos inteiros e usar apenas 1 lata de leite condensado.

Tem preço bom por que? Por ser uma receita vegana, sem glúten, exige quantidade moderada de ingredientes.

Como deixar ainda mais barata: a farinha de amêndoas, que é mais cara, pode ser substituída pela farinha de castanha de caju, bem mais em conta.

Tem preço bom por que? Os ingredientes são fáceis de encontrar, relativamente acessíveis e a receita rende uma boa porção, além de ter um visual bem requintado.

Como deixar ainda mais barata: substituir o chocolate branco por 1 lata de leite condensado e metade da quantidade de chocolate, o que vai proporcionar a doçura necessária.