Menos amaciante e atenção ao filtro: segredos para a máquina de lavar roupa
Uma área de serviço — ou até mesmo o banheiro para quem mora em kitnet — sem uma máquina de lavar roupa é o desespero para muitos donos de casa. Ainda pior do que sua ausência, é ter que lidar com o fim do tempo de "vida" de uma delas.
Alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de usar e fazer a manutenção do seu eletrodoméstico. Para isso, Nossa conversou com profissionais e especialistas para ajudar a prolongar seu funcionamento.
Menos amaciante
Por se tratar de um produto com objetivo de afofar e perfurmar as roupas, o amaciante é um composto químico que, quando utilizado em excesso, pode apresentar um resíduo mais oleoso e, ao longo do tempo, acabar danificando a máquina
"Dessa forma, quando usado em demasia sua diluição na água é prejudicada, podendo acumular esses resíduos no tanque da máquina de lavar, o que pode, sim, afetar a performance da lavadora, além de manchar as peças de roupas", conta Vinicius Leaes, diretor Diretor do Centro de Tecnologia de Lavanderia da Whirlpool.
Substituto
Para a substituição, o aconselhado é o vinagre: 100 ml para cada 5 quilos de roupa, dando preferência sempre aos incolores. Evite usá-lo em roupas mais delicadas.
Já para os saudosistas do cheirinho, opte por água perfumada própria para tecidos, ou dispor saches aromáticos no guarda-roupa.
Como deve ser feita a limpeza da máquina?
Manter a limpeza dos eletrodomésticos é importante não só para garantir sua integridade, mas também para a prevenção contra uma série de doenças.
Uma manutenção constante da máquina de lavar ajuda a manter o ambiente de lavagem, como tanque, cesto, dispenser de insumos e filtro de fiapos, limpos e livres de resíduos que podem restar de lavagens anteriores.
É necessário limpar a lavadora com frequência para evitar futuros problemas no equipamento e como forma de manutenção também. Sendo assim, podemos comentar sobre os dois principais tipos de limpeza: a externa e a interna.
Externa
A limpeza externa das máquinas de lavar é simples, basta umedecer um pano macio com água morna e sabão neutro e passá-lo em toda a região externa da máquina de lavar, sempre molhando-o quando achar necessário.
"Ao finalizar a primeira etapa, é só usar um pano úmido para retirar o excesso de sabão, secando o equipamento em seguida com um pano seco", conta Vinicius.
Interna
A limpeza interna depende do tipo de máquina — com abertura frontal ou superior —, mas também deve ser realizada com a mesma frequência e com o mesmo cuidado da externa.
"No modelo Top Load, ou seja, de abertura superior, com a máquina de lavar roupas vazia, o consumidor deve colocar ½ litro de alvejante diretamente no cesto, em seguida, escolher o nível alto de sua máquina para garantir a quantidade correta de água", completa Vinicius.
"Então, é necessário selecionar a opção "programa de longa duração" (pesadas/muito sujas) e, por fim, escolher agitação turbo e enxague único".
Já os modelos de lavadoras frontais contam com funções de lavagem do tambor, de forma que basta selecionar a função da sua máquina e fazer a lavagem de forma periódica de acordo com o manual do produto.
Limpeza do filtro
Para as máquinas que possuem filtro, é importante separar um tempo para limpá-lo. Aos que não são familiarizados, o filtro é a parte central da máquina, que é removível.
"Ele precisa ser retirado do agitador, lavado em água corrente e, para garantir a remoção dos fiapos, é recomendado usar uma escova pequena para alcançar os cantos mais difíceis", aconselha.
Quais produtos podem ser utilizados na limpeza?
Antes de qualquer coisa, é preciso estar ciente do material com o qual a sua máquina foi feita, com atenção especial para as de inox ou na cor titanium.
No mais, água e sabão serão seus aliados.
"Para o uso externo, são indicados sabões neutros e para o uso interno um alvejante de preferência do consumidor", diz Vinicius, "Além de panos e escovas".
Como fazer a máquina de lavar roupas durar mais?
A pergunta de alguns milhares de reais para alguns casos de máquinas, tem algumas respostas. Uma delas é utilizar o eletrodoméstico de acordo com as instruções do manual de instruções.
Além disso, quatro dicas podem ser seguidas:
- Respeitar o limite de carga de roupa da sua máquina;
- Fazer a limpeza da máquina uma vez por mês;
- Instalar a máquina de maneira correta evitando deixá-la em lugares abertos e sem proteção;
- Verificar bolsos e fechar zíperes antes de colocar as roupas na máquina.
"Esses são os principais cuidados que podemos tomar para ajudar a preservar a vida útil da máquina", conclui Vinicius.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.