Madeiras brasileiras ganham formas curiosas em trabalho minucioso e autoral
O caminho foi longo e árduo. Mas a arquiteta Manu Reyes (@manureyesdesign) enfim encontrou sua carreira depois de se formar em arquitetura por cinco anos e estudar em três escolas diferentes de marcenaria — o que lhe tomou mais 7 anos.
Só assim sua marca própria aflorou em um ateliê no centro de São Paulo, produzindo móveis e peças com base em madeiras brasileiras.
Antes disso ela teve passagens pela Itália e pelo México, onde acumulou mais experiência. Pronto: para quem pensa que uma peça como o espelho Cactus nasce facilmente, está aí a fórmula. "Não é nada fácil. É a peça mais complexa que já fiz, há muitos processos até ficar pronta", ri. Até domingo (22) o item pode ser visto na Casa Feira, da Feira Rosenbaum, em São Paulo.
Trata-se apenas de um dos itens que encantam em seu trabalho autoral. "O design é onde me encontrei", ela conclui. Depois de aprender tanto, Manu dá formas a objetos curiosos, como a chapeleira Kandi, inspirada na obra de Kandinsky.
Embora a madeira seja uma protagonista, diferentes técnicas e materiais entram em cena. "Mas as pessoas olham e percebem a madeira bem presente no meu trabalho", diz ela. Caso da cadeira Medalhão — feita no começo da vida do ateliê, com 18 encaixes e 1 parafuso. Curiosa, não?
São ao todo 30 peças autorais, somados aos projetos exclusivos que Manu não divulga. A produção é por encomenda, já que ela, consciente, dá valor ao material com o qual trabalha. "Trabalhamos com o desenho junto ao cliente, a partir do briefing dele. E produzimos sob demanda", conta.
Gosto de madeiras brasileiras e sempre temos cuidado de pensar no mínimo de desperdício com as formas que criamos."
Madeira exige...
...tempo, paciência, conhecimento e dedicação. E tudo isso ela acumulou. Por isso hoje dá foco às criações autorais e aos acabamentos, enquanto a produção fica com o marceneiro Robson, no ateliê.
"A madeira me conquistou pela curiosidade. Ela tem vida própria: impossível garantir a cor, a tonalidade e a personalidade que o móvel terá no final. Marcenaria é sempre uma surpresa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.