Até tu? Noma, o 2º melhor restaurante do mundo, abre hamburgueria
A informalidade vem conquistando a alta gastronomia pouco a pouco. Chef do estrelado Noma, em Copenhague, na Dinamarca, René Redzepi entrou na lista dos cozinheiros que se renderam ao hambúrguer.
O trabalho na chapa, que começou como uma estratégia de retomada do restaurante após o lockdown, ganhará casa própria. Chamada de POPL, a hamburgueria abre ao público na quinta (3).
No blog do estabelecimento, René revela que a pandemia fez a brigada enfrentar um dos maiores desafios vistos nos 17 anos de operação da casa. O Restaurante 108, irmão mais novo do Noma, por exemplo, fechou as portas em setembro pela crise.
Em contrapartida, houve trunfos como a temporada de hambúrgueres de verão, quando a Dinamarca flexibilizou o funcionamento de restaurantes. Na época, o Noma deixou de lado a exigência de reserva e o menu sazonal para dar lugar ao serviço de hambúrgueres e às mesas ao ar livre.
Com isso, fisgou os clientes fiéis e ainda um novo público:
Dar as boas-vindas aos moradores de Copenhague e aos dinamarqueses que viajaram para visitar nosso restaurante naquele período significou muito. Apreciamos profundamente aqueles que vieram nos apoiar, do fundo do coração".
Foi essa a inspiração para o nome da nova casa, que remete a expressão 'populus' — em latim, comunidade, povo, gente. Outro significado, que faz referência a um tipo de madeira, pretende passar para os clientes o respeito que René, um dos profissionais do ramo mais influentes do mundo, tem pela natureza.
A operação da POPL será tocada por um grupo de veteranos do Noma e carrega em sua concepção a valorização do produto de origem. Os discos de carne, por exemplo, são orgânicos e feitos com gado dinamarquês proveniente de três fazendas na costa oeste do país escandinavo, onde os bois pastam livremente.
O menu apresenta também versões vegetarianas e veganas preparadas com ingredientes como quinoa, além de acompanhamentos sazonais e sorvetes para a sobremesa. Os clientes poderão sentar-se no porto para comer com os amigos e famílias ou levar os sanduíches para casa.
Cada hambúrguer sairá por 110 kr (R$ 67,77) para viagem e 145 kr (R$ 89,34) para refeição no local.
"Estamos entrando em contato com a comunidade de produtores com os quais o Noma tem trabalhado nos últimos 17 anos. Procuramos os melhores artesãos, desde os fabricantes de pratos, aos agricultores biodinâmicos, aos fermentadores, cervejeiros e enólogos. Essa dedicação à qualidade, inovação, culinária e consideração ambiental é a espinha dorsal da POPL".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.